Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24879
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Janiele Pereira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T13:40:11Z | - |
dc.date.available | 2021-10-14T13:40:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24879 | - |
dc.description | SANTOS, J. P. da S. Metodologias ativas nos anos finais: possibilidades para o ensino de geografia lúdico em Alagoa Grande - PB. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa analisar a percepção dos estudantes sobre o ensino de Geografia, levando em consideração que muitos professores relatam dificuldades ao ensinarem no Ensino Fundamental II. Com essa intenção escolhemos como recorte espacial a Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, localizada no município de Alagoa Grande-PB, especialmente nas turmas de 8º e 9° ano. Para um melhor entendimento dessa realidade, usamos uma metodologia qualitativa, visando compreender as particularidades de cada indivíduo. Em relação à pesquisa de campo, foi realizada com a aplicação de um questionário semiestruturado junto aos estudantes, além de pesquisas bibliográfica que deram suporte relevante para um aprofundamento teórico e prático da investigação em tela. Diante disso, é importante ressaltar que, o ensino de Geografia realizado no Ensino Fundamental II, apresenta várias dificuldades, que possuem diversificadas causas e consequências, como: a falta de estruturas nas escolas e materiais didático; falta de interesse por parte de alguns discentes, dentre outros motivos. As metodologias ativas apresenta-se como uma das formas de ressignificar o papel do ensino de Geografia, especialmente em relação aos processos de ensino-aprendizagem, por meio dela é possível a construção de novos caminhos, possibilidade e para superar os desafios do ensino de Geografia na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas nos anos finais: possibilidades para o ensino de geografia lúdico em Alagoa Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janiele Pereira da Silva santos | PDF - Janiele Pereira da Silva santos | 669.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 459.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.