Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24884
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Caroline Maia da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:45:17Z | - |
dc.date.available | 2021-10-14T17:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24884 | - |
dc.description | SILVA, A. C. M. da. Educação infantil em tempos de pandemia: como trabalhar o desenvolvimento integral das crianças?. 2021. 71f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta reflexões acerca da ludicidade na Educação Infantil com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento integral das crianças em meio ao contexto educacional de ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19. A Educação Infantil tem como aspecto fundamental para o desenvolvimento de suas aulas, a ludicidade, que se apresenta como um recurso aperfeiçoador da prática docente, trazendo uma relação íntegra entre o cuidar, o brincar e o educar como eixos fundamentais nas rotinas das creches; o que precede o argumento: como os/as professores/as da educação infantil estão trabalhando com a ludicidade nas aulas remotas? Nessa perspectiva destacou-se como objetivo geral, analisar as metodologias lúdicas utilizadas por docentes da Educação Infantil no período da pandemia da Covid-19, para o desenvolvimento integral das crianças em uma creche municipal da cidade de Bananeiras/PB. Como objetivos específicos, elencar os aspectos fundamentais que constituem as metodologias aplicadas na educação infantil e relacioná-las com a realidade atual; refletir sobre os desafios encontrados em relação a aplicação de metodologias lúdicas na Educação Infantil; discutir a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem durante o contexto de pandemia da Covid-19. Como base teórica, fez-se uso dos seguintes autores e autoras: Pimenta (1999), Tardif (2010), Arroyo (2011), Ariès (2016), Vygotsky (1991), Moyles (2006), Saviani e Galvão (2021), Santos (2020), dentre outro/as que abordam a temática de forma significativa, e promovem estudos para a fundamentação da discussão. A metodologia utilizada nesta monografia configurou-se como uma pesquisa qualitativa em educação, sendo um estudo de campo, com aplicação de um questionário investigativo com perguntas abertas e fechadas, em uma creche municipal, localizada na cidade de Bananeiras/PB, tendo como colaboradoras cinco professoras da Educação infantil (pré-escola). Os resultados da pesquisa apontam que é possível, a partir de aulas bem planejadas e após conhecer a realidade da turma, trabalhar com a ludicidade na educação infantil no contexto de aulas remotas para o desenvolvimento das habilidades físicas e mentais; e para a efetivação do lúdico nas aulas é imprescindível a participação dos pais no processo de realização das atividades educativas não presenciais, no sentido de desenvolver as habilidades cognitivas das crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.title | Educação infantil em tempos de pandemia: como trabalhar o desenvolvimento integral das crianças? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Caroline Maia da Silva | PDF - Ana Caroline Maia da Silva | 938.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 522.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.