Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbalho, Daniela Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:53:50Z | - |
dc.date.available | 2021-10-14T17:53:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24887 | - |
dc.description | BARBALHO, D. R. As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta discussões a respeito das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente. O respectivo estudo tem como objetivo geral compreender a formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho docente a partir de experiências vivenciadas no âmbito do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID); e como objetivos específicos discutir sobre as contribuições do PIBID na formação inicial do/a pedagogo/a; apresentar relatos de experiências vivenciadas no PIBID em uma escola pública de Ensino Fundamental; analisar as práticas pedagógicas de sujeitos que vivenciaram a experiência de participar do PIBID. A metodologia utilizada se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativa em educação, sendo também uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário estruturado, pelo Google Forms, com perguntas abertas, para dez alunos que participaram do PIBID entre os anos de 2018 e 2020. Como aporte teórico utilizou-se os seguintes autores e autoras: Arroyo (2011), Imbernón (2011), Libâneo (1994), Pimenta; Lima (2017), Tardif (2012), Zabalza (2014), Temóteo; Silva (2013, 2014), dentre outros/as que abordam a temática da formação inicial, estágio e PIBID, de forma relevante e que dão fundamentação para as discussões. Os resultados da pesquisa mostram, nas falas dos/as informantes, que a experiência de poder participar do PIBID trouxe contribuições significativas para a vida dos/as mesmos/as, tanto para a formação pessoal, quanto profissional dos/as participantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.title | As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniela Ribeiro Barbalho | PDF - Daniela Ribeiro Barbalho | 706 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 702.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.