Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbalho, Daniela Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-10-14T17:53:50Z-
dc.date.available2021-10-14T17:53:50Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.otherCDD 371.13-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24887-
dc.descriptionBARBALHO, D. R. As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta discussões a respeito das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente. O respectivo estudo tem como objetivo geral compreender a formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho docente a partir de experiências vivenciadas no âmbito do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID); e como objetivos específicos discutir sobre as contribuições do PIBID na formação inicial do/a pedagogo/a; apresentar relatos de experiências vivenciadas no PIBID em uma escola pública de Ensino Fundamental; analisar as práticas pedagógicas de sujeitos que vivenciaram a experiência de participar do PIBID. A metodologia utilizada se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativa em educação, sendo também uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário estruturado, pelo Google Forms, com perguntas abertas, para dez alunos que participaram do PIBID entre os anos de 2018 e 2020. Como aporte teórico utilizou-se os seguintes autores e autoras: Arroyo (2011), Imbernón (2011), Libâneo (1994), Pimenta; Lima (2017), Tardif (2012), Zabalza (2014), Temóteo; Silva (2013, 2014), dentre outros/as que abordam a temática da formação inicial, estágio e PIBID, de forma relevante e que dão fundamentação para as discussões. Os resultados da pesquisa mostram, nas falas dos/as informantes, que a experiência de poder participar do PIBID trouxe contribuições significativas para a vida dos/as mesmos/as, tanto para a formação pessoal, quanto profissional dos/as participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.titleAs contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Ribeiro BarbalhoPDF - Daniela Ribeiro Barbalho706 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito702.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.