Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24893
Título: Utilização da dança como metodologia alternativa no processo de aprendizagem dos conceitos de isomeria na Educação básica
Autor(es): Aurélio, Glêdson Tallys do Nascimento
Palavras-chave: Ensino de Química
Dramatização
Dança
Isomeria
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: A necessidade de buscar novas estratégias metodológicas de ensino mostra o quão arcaicas são as metodologias utilizadas na maioria das escolas atuais, o que reflete em dificuldades de assimilação, falta de interesse e motivação dos alunos e professores. Atualmente, uma das principais dificuldades encontradas no Ensino de Química é fazer com que os estudantes tenham um aprendizado significativo, e muitas vezes, esse fato não viável graças ao processo de ensino tradicionalista que apresenta os conteúdos curriculares de química para o ensino médio utilizando apenas teorias, fórmulas e enfocando na memorização de inúmeros conceito e no condicionamento dos alunos para dar respostas prontas. Diante do exposto a dança como ferramenta de dramatização possibilita o desenvolvimento do conteúdo de maneira criativa, imaginativa e lúdica, potencializando a criação de estratégias que desenvolvam conexões entre o que foi visto com aquilo que foi representado por eles mesmos, mas para que esse método funcione é preciso investir no treinamento/formação inicial e continuada dos professores para que possam trabalhar novas metodologias de ensino que buscam contextualizar o conteúdo exposto, contribuindo assim com o aprendizado significativo. A presente pesquisa descreve e analisa a utilização da dramatização através da dança, para o ensino do conteúdo de isomeria nas turmas do 3º Ano do Ensino Médio das escolas públicas da cidade de Taperoá - PB. Os dados referentes a aceitação e avaliação da metodologia pelos alunos foram obtidos por meio de questionários, entrevistas, observações e anotações. Com base nos resultados encontrados pode-se constatar que a estratégia utilizada se mostrou proveitosa, sendo portanto um bom complemento às aulas tradicionais, para superar alguns problemas do processo de ensino-aprendizagem de química, como a representação e visualização de moléculas no espaço tridimensional. Observou-se sobretudo um aumento significativo na compreensão dos conteúdos pelos alunos e nas suas interações sociais promovendo atitudes colaborativas e participativas com seus colegas.
Descrição: AURÉLIO, Gledson Tallys do Nascimento. Utilização da dança como metodologia alternativa no processo de aprendizagem dos conceitos de isomeria na Educação básica. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24893
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glêdson Tallys do Nascimento AurélioPDF - Glêdson Tallys do Nascimento Aurélio3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito418.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.