Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24916
Título: A opressão da mulher na obra: A vida invisível de Eurídice Gusmão de Martha Batalha
Autor(es): Duarte, Flávia Juliana Silva
Palavras-chave: Romance
Mulheres
Opressão
Data do documento: 4-Out-2021
Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a figura feminina a partir do romance de Martha Batalha, A vida invisível de Eurídice Gusmão, mostrando as formas de opressão sofrida pelas mulheres, marcadas ao mesmo tempo pela dificuldade da mulher de protagonizar a própria vida e a luta de resistência contra as estruturas sociais que buscam cerceá-las. Com isso, percebemos que muitas das representações romanescas que surgiram, colocaram as questões do gênero feminino como evidência das situações de acirramento social das identidades humanas. A pesquisa foi realizada com um aporte metodológico bibliográfico, e para embasarmos nosso trabalho citamos alguns teóricos como: Batalha (2016), Silva (2012), Zolin (2009), Hooks (2019), Davis (2016), dentre outros. Após a realização da pesquisa percebemos o aumento das conquistas femininas e que algumas lutas contra as mulheres ainda precisam ser colocadas em prática.
Descrição: DUARTE, F. J. S. A opressão da mulher na obra: A vida invisível de Eurídice Gusmão de Martha Batalha. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24916
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Flávia Juliana.pdfTCC- Flávia Juliana333 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito80.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.