Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24919
Título: A oralidade precária em Becos da Memória
Autor(es): Aquino, Ana Geovana de Lima
Palavras-chave: Oralidade
Becos da Memória
Literatura contemporânea
Data do documento: 1-Out-2021
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar como se constrói a oralidade precária no romance contemporâneo “Becos da Memória” de Conceição Evaristo. Como aportes teóricos se fez necessária a revisão de Bakhtin (1997), Havelock (1996), Candido (2014), Zumthor (2010) dentre outros. Para Alcançar os objetivos propostos foi realizada uma leitura exploratória da obra selecionada com a finalidade de captar como a oralidade se estrutura na escrita da autora. Com efeito pressupomos, que a oralidade se apresenta na literatura de Evaristo a partir de contações de histórias, que é um marco identitário dos povos africanos. Além disso, manifesta também uma linguagem oralizada a partir de repetições e expressões inerentes do cotidiano. Diante disso a literatura de Evaristo se apresenta como uma forma de resistência a esteriotipização do negro na sociedade, e como uma forma de romper com os silenciamentos do discurso negro na história desde o processo de colonização.
Descrição: AQUINO, A. G. de L. A oralidade precária em Becos da Memória. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). Universidade Estadual da Paraíba. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24919
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANA GEOVANA DE LIMA AQUINO.pdfPDF - ANA GEOVANA DE LIMA AQUINO.pdf328.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de deposito.pdf115.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.