Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24922
Título: Uma prisão sem grades: a configuração da mulher no conto “A fuga” de Clarice Lispector
Autor(es): Furtunato, Francisca Luciana Rozeno
Palavras-chave: Feminismo
Mulher
Amor prisional
Inação e fuga
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Muito se tem discutido acerca do feminismo e como a mulher está inserida nesse meio, principalmente como a sociedade se mostra diante o casamento e suas inúmeras barreiras quando o foco está centrado em direitos e escolhas. Diante desse cenário, a mulher se apresenta na maioria dos casos como meramente um ser doméstico e submisso, tendo como única obrigação a de servir, o que demonstra claramente a intenção da sociedade patriarcal e da figura masculina, de fazer alusão da mulher relacionada ao termo de posse e objeto de propriedade privada, tendo esta que desempenhar e se submeter a tudo que lhe é imposto. Isto posto, esse trabalho tem como objetivo compreender como se configura o perfil da personagem mulher no conto de Clarice Lispector, intitulado “A fuga” em que atentaremos para o contexto social patriarcal da época; refletiremos acerca dos conflitos, anseios e frustações vivenciados pela personagem Elvira e identificaremos aspectos expressivos a sua inação em relação a seu desejo de liberdade. O trabalho apresenta uma metodologia de análise do texto literário de cunho bibliográfico e norteia-se a partir das contribuições de Biroli (2018), Schmidt (2020), Triana (2011), Zolin (2009), Freitas (2011) e de Barros Rocha e El Fahl (2017). Por fim, os resultados encontrados mostram claramente que a inação de Elvira partiu do julgamento da sociedade diante o estigma que recai sobre a mulher após a separação do marido, fazendo com que sua escolha continuasse sendo a submissão e objetificação da subordinação do marido e do casamento, que ao invés de ser leve e feliz, pesa como quilos de chumbo.
Descrição: FURTUNATO, F. L. R. Uma prisão sem grades: a configuração da mulher no conto “A fuga” de Clarice Lispector. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24922
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DO DEPOSITO.pdfTERMO DO DEPOSITO165.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC FRANCISCA LUCIANA ROZENO FURTUNATO.pdfTCC FRANCISCA LUCIANA ROZENO FURTUNATO691.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.