Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmarante, Juliana Rodrigues Nunes-
dc.date.accessioned2021-10-15T16:17:52Z-
dc.date.available2021-10-15T16:17:52Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.otherCDD 371.92-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24925-
dc.descriptionAMARANTE, J. R. N. Estratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagem. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar estratégias multimodais na interação de duas crianças com Síndrome de Down (SD) e terapeutas da linguagem no contexto de engajamento. Pretende-se, com isso, de modo específico, investigar o uso dos elementos multimodais, visando compreender como a referenciação de sentidos ocorria entre os interactantes, bem como, construir uma sequência dos recursos multimodais utilizados, a fim de discutirmos sua relevância no contexto da interação. Os dados foram coletados em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, onde as duas crianças observadas frequentam os atendimentos semanalmente. Os encontros dessas crianças foram iniciados no ano de 2014 e vigoram até o momento. Os dados coletados são armazenados em mídia DVD e cada cena de atendimento tem uma média de duração de 30 minutos. Ao longo das nossas análises, apresentaremos recortes dos diálogos ocorridos, e mostraremos ilustrações dos recursos multimodais utilizados com a finalidade de evidenciar melhor os nossos resultados. Nossas análises foram realizadas de modo qualitativo, e nossos resultados apontam para a consideração de que as duas crianças observadas, mesmo acometidas pela SD, conseguem utilizar de maneira profusa da linguagem; o que ocorre com estes sujeitos é a utilização de estratégias não-típicas para se comunicarem. Estas estratégias não-típicas correspondem aos elementos de referenciação multimodal que fora amplamente utilizado por ambos os sujeitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paulo Vinicius Ávila Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstratégias multimodaispt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.titleEstratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Rodrigues Nunes AmarantePDF - Juliana Rodrigues Nunes Amarante1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito68.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.