Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amarante, Juliana Rodrigues Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T16:17:52Z | - |
dc.date.available | 2021-10-15T16:17:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.92 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24925 | - |
dc.description | AMARANTE, J. R. N. Estratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagem. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar estratégias multimodais na interação de duas crianças com Síndrome de Down (SD) e terapeutas da linguagem no contexto de engajamento. Pretende-se, com isso, de modo específico, investigar o uso dos elementos multimodais, visando compreender como a referenciação de sentidos ocorria entre os interactantes, bem como, construir uma sequência dos recursos multimodais utilizados, a fim de discutirmos sua relevância no contexto da interação. Os dados foram coletados em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, onde as duas crianças observadas frequentam os atendimentos semanalmente. Os encontros dessas crianças foram iniciados no ano de 2014 e vigoram até o momento. Os dados coletados são armazenados em mídia DVD e cada cena de atendimento tem uma média de duração de 30 minutos. Ao longo das nossas análises, apresentaremos recortes dos diálogos ocorridos, e mostraremos ilustrações dos recursos multimodais utilizados com a finalidade de evidenciar melhor os nossos resultados. Nossas análises foram realizadas de modo qualitativo, e nossos resultados apontam para a consideração de que as duas crianças observadas, mesmo acometidas pela SD, conseguem utilizar de maneira profusa da linguagem; o que ocorre com estes sujeitos é a utilização de estratégias não-típicas para se comunicarem. Estas estratégias não-típicas correspondem aos elementos de referenciação multimodal que fora amplamente utilizado por ambos os sujeitos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paulo Vinicius Ávila Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estratégias multimodais | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.title | Estratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Juliana Rodrigues Nunes Amarante | PDF - Juliana Rodrigues Nunes Amarante | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 68.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.