Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24933
Título: Contribuições, significados e desafios do ensino remoto junto as aulas de geografia no munícipio de Guarabira/PB
Autor(es): Barbosa, Rayssa Mirelles da Silva
Palavras-chave: Ensino remoto
Ensino de Geografia
Formação do professor de Geografia
Data do documento: 1-Out-2021
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer os rebatimentos do ensino remoto inserido diante da COVID-19, junto as aulas de Geografia e as proposituras deixadas para os professores do município de Guarabira/PB, durante a pandemia, entre os anos de 2020 e 2021. Para construção da pesquisa seguimos procedimentos metodológicos baseados em uma pesquisa qualitativa, construída por meio de um levantamento bibliográficos, com autores como: Cavalcanti (2010); Macedo e Moreira (2020); Moran (2010); Santos (2016), entre outros. Com relação à pesquisa de campo foi realizada por meio da utilização do formulário on-line do Google Forms, com a criação do questionário semiestruturado, o mesmo foi aplicado para os professores do município de Guarabira/PB. Diante disso, foi perceptível que o processo de formação proposto para os professores junto ao ensino remoto emergencial não foi suficiente em termos técnicos e didáticos. Dessa forma, o papel do professor de geografia nesse contexto pandêmico foi modificado, alguns professores desenvolveram metodologias ativas. Segundo os professores, um dos problemas do ensino remoto é que grande parte dos alunos enfrentaram diversas dificuldades como: acesso precário aos recursos tecnológicos, falta de internet, ambiente de estudo inadequado e acompanhamento familiar conturbado. Portanto, os desafios pertinentes nesse modelo de ensino mostraram a falta de universalização de acesso aos recursos tecnológicos, e os cursos de formação não supriu a necessidade de realização das aulas virtuais. Outro problema relatado é necessidade de superar a falta a desmotivação dos alunos para realizar as atividades e a falta de interação nas aulas pelo Google Meet.
Descrição: BARBOSA, R. M. da S. Contribuições, significados e desafios do ensino remoto junto as aulas de geografia no munícipio de Guarabira/PB. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24933
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Mirelles da Silva BarbosaPDF - Rayssa Mirelles da Silva Barbosa944.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito70.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.