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dc.contributor.authorSena, Raíssa de Andrade-
dc.date.accessioned2021-10-18T12:45:01Z-
dc.date.available2021-10-18T12:45:01Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24936-
dc.descriptionSENA, R. de A. O uso de jogos e brincadeiras de origem africana no processo de ensino e aprendizagem das temáticas étnico-raciais na educação infantil. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a utilização da ludicidade, especificamente o uso de jogos e brincadeiras de origem africana, como instrumento contribuidor para o ensino e aprendizagem das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Tivemos por objetivo geral compreender as contribuições da utilização de jogos e brincadeiras para o ensino e aprendizagem das relações étnico-raciais na Educação Infantil. A base teórica utilizada para fundamentar esta pesquisa teve como base autores/as que tratam sobre a temática, como Vygotsky (1988), Piaget (1978), Kishimoto (1994), Moyles (2006), Cunha (2016) e Rosolem e Guerra (2013). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se configura em caráter qualitativo, tendo como método de procedimento o Estudo de caso, no qual elaboramos e aplicamos um roteiro de entrevista estruturada com a colaboração de três professoras atuantes na Educação Infantil em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI). Diante os resultados analisados, pudemos compreender que tanto a ludicidade quanto os jogos e brincadeiras de origem africana contribuem significativamente para a efetivação da Lei Federal n° 10.639/03 (BRASIL, MEC, 2003) e proporcionam discussões pautadas no ensino da cultura africana e afro-brasileira e da diversidade cultural desde os anos iniciais da Educação infantil. Ademais, se faz necessário promover, nas instituições escolares, um espaço mais aberto para abordar a educação voltada para as relações étnico-raciais de forma contínua e integrada ao currículo institucional, na qual os/educadores/as estejam constantemente em processo de reflexão crítica sobre sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sheila Gomes de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiras de origem africanapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO uso de jogos e brincadeiras de origem africana no processo de ensino e aprendizagem das temáticas étnico-raciais na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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