Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24942
Título: As práticas pedagógicas de uma professora na educação infantil: desafios e possibilidades na discussão de gênero
Autor(es): Sena, Rossanna de Andrade
Palavras-chave: Educação infantil
Questões de gênero
Machismo
Práticas pedagógicas
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O presente trabalho aborda sobre as contribuições da educação no processo de (des)construção do machismo presente na sociedade. As experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil ocorrido na graduação em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba fomentaram a elaboração desta pesquisa, que tem por finalidade identificar se existe e quais são as contribuições das atividades e práticas pedagógicas de uma docente atuante em uma turma de Educação Infantil que podem possibilitar as (des)construções da cultura do machismo. A fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa teve como base autores(as) como Drumont (1980), Felipe (2000), Louro (2003), Saffioti (2011) e Azêvedo (2018). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa configura-se como qualitativa, do tipo Estudo de Caso, na qual foram utilizados como instrumentos de pesquisa o uso de um diário de campo, a realização de uma entrevista e a aplicação de um questionário on-line com uma docente atuante no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) localizado em Sapé-PB. Diante os resultados analisados, pudemos compreender que, apesar dos desafios e limitações da modalidade educacional atual do ensino remoto, as práticas pedagógicas da professora colaboradora contribuem para a (des)construção do machismo e possibilitam o debate das questões de gênero na Educação Infantil. Ademais, ressaltamos que é necessário ampliar as discussões sobre gênero na formação inicial e continuada dos(as) professores(as), a fim de promover ambientes educacionais pautados na perspectiva de educação para a não violência de gênero e respeito às diferenças.
Descrição: SENA, R. de A. As práticas pedagógicas de uma professora na educação infantil: desafios e possibilidades na discussão de gênero. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24942
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rossanna de Andrade SenaPDF - Rossanna de Andrade Sena1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito51.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.