Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24945
Título: Anatomia e aspectos adaptativos de Melochia tomentosa L. em uma área de caatinga do Cariri Paraibano
Autor(es): Silva, Jennyffer Batista Lopes
Palavras-chave: Malvaceae
Malva rosa
Semiarido
Anatomia foliar
Data do documento: 11-Mar-2020
Resumo: O presente trabalho teve como proposta analisar micromorfologicamente a espécie Melochia tomentosa L. pertencente à família Mavaceae sensu lato a fim de identificar possíveis adaptações anatômicas ao clima xérico. Folhas completamente expandidas foram coletadas na Área de Proteção Amabiental das Onças (São João do Tigre-PB) nos meses de abril de 2012 e maio de 2013 e as amostras foram fixadas e processadas para estudos em microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura segundo técnicas convencionais em anatomia vegetal. Secções foram obtidas das amostras em micrótomo rotativo e coradas com Azul de Toluidina. Para a caracterização micromorfológica das folhas, foram usados órgãos em estado máximo de desenvolvimento o material foi desidratado em série cetônica ascendente, secos pelo método do ponto crítico, montados e metalizados com ouro. A presença abundante de tricomas tectores estrelados na superfície da epiderme foi uma importante característica adaptativa da planta ao ambiente xérico. Características como a presença de idioblastos, drusas e cristais prismáticos foram verificados em Melochia tomentosa. Foi observada condição hipoestomática nas folhas, além de organização isolateral com duas camadas de parênquima paliçádico, bem como a presença de células mucilaginosas; pode-se inferir que a mucialgem contida nesta espécie seja uma característica de adaptação ao clima semi-árido, como observado para os canais mucilaginosos da família Cactaceae.
Descrição: SILVA, Jennyffer Batista Lopes. Anatomia e aspectos adaptativos de Melochia tomentosa L. em uma área de caatinga do Cariri Paraibano. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24945
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jennyffer Batista Lopes SilvaPDF - Jennyffer Batista Lopes Silva1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito323.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.