Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2495
Título: Uma leitura literária da república: cortiço e neo-realismo
Autor(es): Silva, Alexandre Teixeira do Nascimento
Palavras-chave: Literatura
República
Neo-Realismo
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: A utilização da literatura como fonte de pesquisa historiográfica tem sido cada vez mais utilizada na produção acadêmica. Este estudo teve como objetivo abordar a obra O Cortiço, de Aluisio Azevedo em seus mais variados aspectos. Primeiro, partindo de uma contextualização literária da obra, e como o autor se propôs a escrevê-la, inserindo-a no tempo e no espaço, (Rio de Janeiro, 1890); guiado pelo estilo Naturalista para representar seu tempo presente, e as classes menos favorecidas deste período como: negros libertos, imigrantes e os pobres que residiam em habitações coletivas. Segundo, relacionar à obra e o momento histórico de sua produção, a transição do Império para a República e o contexto social, os problemas provocados pelas habitações coletivas; as epidemias; e as condições dos negros libertos e os desdobramentos dos conflitos sociais presente. Assim, o historiador e o literato utilizam da linguagem e da subjetividade para produzir o conhecimento, e nesta relação de interdisciplinaridade proporcionam discursivos possíveis, criando através do Cortiço um espaço do registro social.
Descrição: Silva, A. T. do N. Uma leitura literária da república: cortiço e neo-realismo. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2495
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Teixeira do Nascimento Silva.pdfAlexandre Teixeira do Nascimento Silva702 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.