Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24957
Título: Inoculação de Herbaspirillum seropedicae e seu efeito no desenvolvimento de plantas de arroz vermelho
Autor(es): Oliveira, Izamara Gesiele Bezerra de
Palavras-chave: Oryza sativa L.
Biofertilizantes
RPCP- Agricultura
Data do documento: 23-Fev-2021
Resumo: Durante o ciclo de vida do arroz, as plantas são continuamente desafiadas por diversos estresses abióticos, que são considerados a principal causa da redução do crescimento e da produção das plantas. Rizobactérias Promotoras de Crescimento de Plantas (PGPR) induzem mudanças físicas e químicas nas plantas, resultando em maior tolerância das plantas a estresses abióticos. Esta característica apoia a seleção no PGPR como uma abordagem valiosa para melhorar o crescimento das plantas, particularmente sob condições de estresse. Neste estudo, uma inoculação de Herbaspirilum seropedicae ZAE 94, no arroz vermelho, para investigar seu desenvolvimento, analisando parâmetros como: qualidade do inoculante utilizado, estimativa do número mais provável (NMP) nas raízes a nas folhas, número de folhas totais por touceira, número de panículas por touceira, altura da Bainha, altura da Maior folha, massa seca das panículas (MSP), colmos (MSC) e folhas (MSF). Após os parâmetros analisados, foi constatado diferença significativa para as variáveis o número de folhas totais por touceira, número de panículas por touceira, altura da maior bainha, altura da maior folha, massa seca das folhas, massa seca dos colmos, massa seca das panículas, quando analisados a 1% de probabilidade. Este estudo indica que a inoculação de H. seropedicae, em condições controladas, pode ser utilizada para fins biotecnológicos, no uso de biofertilizantes para experimentação e seleção a campo, pois aumenta significativamente a produção de massa seca, como também o aumento das plantas de arroz vermelho.
Descrição: OLIVEIRA, Izamara Gesiele Bezerra de. Inoculação de Herbaspirillum seropedicae e seu efeito no desenvolvimento de plantas de arroz vermelho. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24957
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izamara Gesiele Bezerra de OliveiraPDF - Izamara Gesiele Bezerra de Oliveira622.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito101.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.