Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24958
Título: O uso da sedação consciente como agente facilitador do atendimento odontológico do paciente com transtorno de espectro autista
Autor(es): Guimarães, José Douglas Tavares
Palavras-chave: Autismo
Sedação consciente.
Odontologia.
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é uma alteração de neurodesenvolvimento caracterizado por desafios que comprometem, principalmente, a interação social e a linguagem verbal e não verbal. A complexidade das individualidades dos pacientes autistas aumenta o nível de atenção e conhecimento necessário para o atendimento odontológico, tornando-se um desafio ao clínico. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura acerca da utilização da sedação consciente no atendimento odontológico de paciente com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados: PubMed e LILACS, no período de 2011 a 2021, utilizando os descritores Autismo e Sedação consciente, e seus correspondentes em inglês. Foram encontrados 18 artigos, do quais 9 foram inseridos no estudo depois de processos de seleção. O uso de um plano de atendimento individualizado e adaptado à singularidade de cada um, com o auxílio de drogas para sedar o paciente conscientemente resulta em um maior êxito no atendimento do paciente autista, com menos estresse tanto para o paciente quanto para o profissional.
Descrição: GUIMARÃES. José Douglas Tavares. O uso da sedação consciente como agente facilitador do atendimento odontológico do paciente com transtorno do espectro autista. 2021. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24958
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Douglas Tavares Guimarães.pdf304.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito TCC.pdf91.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.