Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24966
Título: Uma abordagem lúdica para o POSCOMP: Show do Computilhão
Autor(es): Lucena, Caio Cesar Barbosa
Palavras-chave: Software educacional
Gamificação
POSCOMP
Data do documento: 18-Fev-2021
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o jogo Show do Computilhão (SDC), que tem o objetivo de servir como um apoio lúdico ao estudo para o exame de acesso à Pós-Graduação em Computação. Para cada partida do jogo são escolhidas 24 perguntas aleatoriamente de uma base composta por mais de 130 questões retiradas das provas do POSCOMP entre os anos de 2002 a 2019. O intuito do jogo é prover um ambiente competitivo em que os jogadores podem se visualizar no ranking e almejar alcançar o topo, além de fornecer um ambiente gamificado através de recompensas, ajudas e feedback contínuo. O jogo foi avaliado de acordo com um questionário composto por questões sobre o perfil do respondente, aspectos técnicos, educacionais, de experiência do usuário e sugestões de melhoria. Referente ao perfil do respondente, foi visto um número pequeno de respondentes do sexo feminino, o que demonstra a importância de ações de inclusão de mulheres na área de tecnologia. Além disso, em relação à etnia, houve um número considerável de negros ou pardos que participaram da pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que os respondentes consideram o uso do SDC uma experiência positiva durante o estudo para o POSCOMP, do ponto de vista técnico, em que o jogo forneceu, por exemplo, uma disponibilidade e desempenho agradáveis; do ponto de vista educacional, visto que o jogo foi, por exemplo, satisfatório no sentido de fornecer motivação e auxílio para construção da aprendizagem; e do ponto de vista de experiência do usuário, uma vez que a gamificação, recursos e interface do jogo foram avaliados de forma positiva. Como trabalhos futuros, são propostas melhorias técnicas e de experiência do usuário no jogo de acordo com as sugestões feitas pelos respondentes do questionário. Uma nova avaliação do jogo, realizada por professores por exemplo, seria algo positivo. Mesmo com uma amostra menor, mas traria a opinião do papel de quem leciona disciplinas que são abordadas no POSCOMP. Por fim, é proposto uso do SDC como um arcabouço para gamificar uma disciplina, em que o professor ficaria encarregado de criar a base de perguntas e respostas, e então usaria toda a estrutura lúdica que o jogo fornece.
Descrição: LUCENA, Caio Cesar Barbosa. Uma abordagem lúdica para o POSCOMP: Show do Computilhão. 2021. 60F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24966
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Cesar Barbosa LucenaPDF - Caio Cesar Barbosa Lucena2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito271.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.