Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24969
Título: Disforia de gênero: contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental
Autor(es): Leoncio, Matheus Melo
Palavras-chave: Disforia
Gênero
Psicoterapia
Imagem Corporal
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: No presente trabalho buscou-se realizar uma análise da condição de disforia de gênero. O sofrimento experimentado nessa condição é decorrente tanto das discriminações socias e familiares sofridas por tal público, como também devido ao sentimento de incongruência entre o gênero designado e o gênero experimentado. Nesse quadro surgirão comorbidades em sujeitos que vivenciam a disforia de gênero, em conjunto com a insatisfação com a própria imagem corporal. A partir das bases teóricas da Terapia Cognitivo Comportamental foi proposto meios de contribuição na área clínica para amenização do sofrimento psicológico de tais sujeitos. Para isso, o trabalho tem por objetivo elaborar uma revisão bibliográfica integrativa que vise explicar a condição de disforia juntamente com as possíveis intervenções mediante a Terapia Cognitivo Comportamental com suas mais variadas técnicas, almejando a redução de angústia do cliente. Diante disso, a psicoterapia possui caráter fundamental em tais experiências, não sendo adequado a compreensão de que a disforia só pode ser tratada mediante procedimentos cirúrgicos e de reposição hormonal. Conclui-se que a TCC pode oferecer valioso suporte psicoterápico para sujeitos que experimentam essa realidade em suas vidas, trabalhando o sofrimento advindo de discriminação, bem como no desconforto e incongruência da imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo. Demanda-se, no entanto, um maior investimento por parte dessa abordagem teórica no desenvolvimento de dispositivos voltados exclusivamente para esse público que acaba sendo marginalizando até mesmo em propostas de tratamento, haja vista a escassez de materiais produzidos pela abordagem, encontrados durante a pesquisa, no trato com a disforia de gênero.
Descrição: LEONCIO, Matheus Melo. Disforia de gênero: contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24969
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Melo LeoncioPDF - Matheus Melo Leoncio1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito759.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.