Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24975
Título: Programa Residência Pedagógica em filosofia: teorias, métodos, práticas e formação docente
Autor(es): Silva, Cláudio Gomes da
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica
Prática docente
Formação docente
Ensino superior
Data do documento: 26-Mai-2021
Resumo: Esta pesquisa é uma análise das experiências dos ex-alunos do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, a partir das vivências e observância das realidades estruturais, metodológicas, didáticas, teóricas e práticas observadas entre a Instituição de Ensino Superior e da Educação Básica. A imersão do licenciando na vivência e observância das semelhanças e diferenças através das experiências adquiridas nas três etapas do programa contribuiu para o desenvolvimento das habilidades, competências e aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem do futuro docente. O estudo buscou analisar as experiências através das respostas de um questionário direcionado aos ex-estudantes do PRP, e os resultados foram alcançados através da síntese da fundamentação teórica, metodológica e da prática. Após análise das propostas do programa e os resultados adquiridos na pesquisa foi possível verificar que houve um aprimoramento dos conhecimentos tanto no campo teórico como no prático, proporcionando aos ex-estudantes um desenvolvimento das habilidades educacionais de ensino e aprendizagem e para a formação do futuro docente. Conclui-se que foi possível observar a importância do Programa Residência Pedagógica para a formação do futuro estudante de licenciatura em filosofia, a contribuição positiva para o ensino aprendizado dos ex-estudantes após a interligação e aprofundamento dos conhecimentos da teoria e a prática para o futuro professor na construção dos aprendizados e seu uso no exercício da docência.
Descrição: SILVA, C. G. Programa Residência Pedagógica em filosofia: teorias, métodos, práticas e formação docente. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação , 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24975
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio Gomes da Silva.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf327.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.