Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24978
Título: Mapeamento dos níveis de flúor da cidade de Alagoinha - PB
Autor(es): Oliveira, Juany de Souto Matias
Palavras-chave: Flúor
Fluorose dentária
Saúde bucal
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: Introdução: O flúor é o principal método anticárie utilizado na odontologia preventiva, o seu efeito é responsável pela redução dos índices de cárie ao redor do mundo pois o flúor se mantem constante na cavidade oral. A fluoretação das águas é um método de saúde pública eficiente e de baixo custo, considerada uma das maiores conquistas de saúde pública do século XX, proporcionando uma estratégia fundamental para a prevenção e controle da cárie dentária, porém seu uso indiscriminado acima dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde, ocasiona a fluorose dentária. Objetivo: O estudo teve como objetivo realizar um mapeamento dos níveis de flúor, através da coleta de águas, do município de Alagoinha localizado no estado da Paraíba. Metodologia: A coleta ocorreu de maneira descentralizada no município, nos sistemas de reservatório com água, incluindo poços artesanais, cisternas, rios e cacimbas. As 33 amostras amostram foram coletadas em vinte e quatro sítios em toda a zona rural, recipientes de plástico em volume de 60ml. Após a coleta, as amostras foram armazenadas sob refrigeração até seu transporte para o Laboratório de Biologia do Biologia Bucal (LABIAL) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foram avaliadas com um eletrodo flúor-íon-específico de maneira triplicata para cada padrão, e comparadas com uma curva padrão de flúor. Após as leituras, as amostras foram convertidas para a concentração iônica de flúor por meio de uma curva padrão de correlação. Resultados e discussões: As amostras obtiveram resultados entre 0,02 ppm a 1,53ppm. Devido a temperatura anual da cidade de 24°C, é permitido valores de até 0,8ppm para consumo humano, com isso 78,79% das amostras analisadas, apresentaram valores benéficos de flúor e 3,03% apresentaram valores acima de 1 ppm tornando-as impróprias ao consumo humano, pois segundo a Portaria GM/MS N°888, de 4 de Maio de 2021 tem altos riscos de desenvolvimento de fluorose dental. Conclusão: Deve ocorrer a interrupção do consumo humano das fontes de água que apresentem valores superiores ao preconizado pela legislação por apresentar um alto risco de fluorose dentária.
Descrição: OLIVEIRA, Juany de Souto Matias. Mapeamento dos níveis de flúor da cidade de Alagoinha - PB. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24978
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juany de Souto Matias Oliveira.pdfPDF - Juany de Souto Matias Oliveira554.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito26.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.