Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24979
Título: Importância da afetividade para o desenvolvimento da criança na educação infantil e o papel do professor nesse processo
Autor(es): Costa, Rayssia Nayanne Santana da
Palavras-chave: Afetividade
Desenvolvimento
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O presente trabalho abordará como ponto principal a afetividade, cujo objetivo é trazer reflexões sobre a sua importância para o desenvolvimento da criança enfatizando o papel correspondente ao professor nesse processo. Em suma, a partir das leituras realizadas, percebe-se que afetividade interfere no processo ensino-aprendizagem e na relação do individuo com o mundo. Para o referencial teórico foi trabalhado com autores que deram grandes contribuições no que diz respeito à importância da afetividade para o desenvolvimento infantil, entre eles está, Lev Vygotsky 1896-1934, Henri Wallon 1879-1962 e Jean Piaget 1896-1980. Com a presença da afetividade em sala de aula, a aprendizagem da criança torna-se mais satisfatória, se trabalhada de maneira positiva. Foi feita uma pesquisa qualitativa a fim de investigar por meio de estudos o objetivo deste referido trabalho. No que diz respeito ao aspecto metodológico foi aplicado para os docentes, os quais foram o público alvo da pesquisa, um questionário, a fim de analisar as opiniões que eles possuem sobre a temática abordada. O resultado desta pesquisa ressalta que afetividade é de fato essencial na vida da criança, e de todos os indivíduos, e do quanto é importante que o professor estabeleça uma relação afetiva com os seus alunos, gerando assim, um ambiente saudável, agradável, para que dessa forma o aluno sinta prazer em aprender e assim se desenvolva plenamente, estabelecendo sua formação integral.
Descrição: COSTA, R. N. S. da. Importância da afetividade para o desenvolvimento da criança na educação infantil e o papel do professor nesse processo. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24979
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssia Nayanne Santana da CostaPDF - Rayssia Nayanne Santana da Costa671.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito488.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.