Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24980
Título: A importância da questão étnico-racial através da leitura de livros com protagonistas negros(as) na educação infantil
Autor(es): Almeida, Estefânia Maria Sampaio de
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura afro-brasileira
Questões étnico-raciais
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: Este trabalho objetiva trazer uma reflexão sobre quais metodologias de ensino estão sendo utilizadas em sala de aula e como está sendo trabalhada a temática da questão étnico-racial e sua importância, como requisita a Lei 10.639 nas escolas. Através dessa analise observou-se como estão sendo utilizados os livros de contos infantis para as crianças e a inserção da literatura afro-brasileira, contos e histórias que enfatizem a importância do protagonista negro(a). Compreende-se que essas referências se constituem em elementos de valorização da cultura negra e de combate ao racismo, discriminação e preconceito. Para fins deste estudo foram utilizadas pesquisas bibliográficas dos autores: ABRAMOWICZ; OLIVEIRA; RODRIGUES (2007), LIMA (2013), SILVA (2001), LOBO (2007), OLIVEIRA (2013) entre outros. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa, através da qual foram realizadas entrevistas de forma online, considerando o contexto da pandemia do covid-19, para obter informações necessárias do âmbito escolar quanto ao uso de literaturas e contos infantis utilizados e como está sendo realizada a contação dessas histórias para as crianças. Os resultados da pesquisa evidenciam a ausência de uma abordagem teórica e metodológica que aborda o trabalho com a literatura infantil na perspectiva étnico-racial, o que acarreta, entre outras questões, o desconhecimento das crianças dessa temática.
Descrição: ALMEIDA, E. M. S. de. A importância da questão étnico-racial através da leitura de livros com protagonistas negros(as) na educação infantil. 2021.33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24980
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estefânia Maria Sampaio de AlmeidaPDF - Estefânia Maria Sampaio de Almeida366.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito168.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.