Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24986
Título: Análise da atitude linguística: compreendendo o fenômeno da variação linguística
Autor(es): Araújo, Joyce Felipe de
Palavras-chave: Variação linguística
Atitude linguística
Heterogeneidade
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Entende-se por variação linguística as inúmeras formas de manifestação de uma língua. Assim, para compreendermos esse fenômeno precisamos nos atentar à heterogeneidade e evolução linguística, levando em consideração os aspectos sócio-histórico-culturais do sujeito falante. É importante, ainda, frisar que é muito comum flagrarmos a falta de conhecimento sobre a variação e mudança da língua e, por consequência, o aumento do preconceito linguístico em nosso meio social. Desta forma, justificamos a importância de trabalhar com esta temática, principalmente na perspectiva da Sociolinguística Variacionista, visando o conhecimento a partir da percepção de língua de sujeitos falantes de diferentes estados. Para refletir sobre a temática, este trabalho teve como objetivo geral analisar a atitude linguística de cinco falantes do estado do Rio de Janeiro e cinco do estado da Paraíba em relação à variação linguística e o preconceito linguístico a partir de um questionário social. A fim de alcançar o objetivo estipulado, desenvolvemos uma pesquisa de caráter descritivo, de cunho qualitativo Gil (2002). Dessa forma, o processo consistiu em um levantamento sobre a variação e a percepção linguística do grupo de informantes de diferentes estados. O aporte teórico se fundamentou em autores como: Bagno (1999; 2007), Labov (2008), Bortoni (2005), Lucchesi (2015), Antunes (2009), entre outros, os quais nos trazem profícuos ensinamentos sobre os diversos tipos de variação, os espaços que elas ocupam no contexto social, fazendo menção à heterogeneidade presente na língua e a forte influência da cultura na composição do eu social. O estudo também nos permitiu refletir acerca da riqueza que nossa língua apresenta e da consciência que devemos ter quando falamos em língua culta ou popular. Essa consciência se relaciona ao conhecimento sobre a diversidade da língua presente nos discursos das mais diversas esferas da população. É por isto que se faz importante atentarmos para as nossas atitudes linguísticas acerca de um jeito certo ou errado de utilizar a língua, tendo em vista a constatação do preconceito linguístico na sociedade, através da pesquisa, para que assim, compreendamos que não existe uma variante melhor do que a outra.
Descrição: ARAÚJO, J. F. de. Análise da atitude linguística: compreendendo o fenômeno da variação linguística. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24986
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce Felipe de AraújoPDF - Joyce Felipe de Araújo530.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito66.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.