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dc.contributor.authorSerafim, Maria José Adilma-
dc.date.accessioned2021-10-20T12:29:33Z-
dc.date.available2021-10-20T12:29:33Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24989-
dc.descriptionSERAFIM, M. J. A. Inclusão de alunos(as) com altas habilidades e/ou superdotação na escola: uma abordagem teórica. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de crianças identificadas como superdotadas ou com altas habilidades na rede pública de ensino. A partir das leituras realizadas, foi possível aprofundar as metodologias aplicadas na identificação das características do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos superdotados através do estudo dos conceitos de Altas habilidades/Superdotação (AH/SD), abarcando a legislação vigente. Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Como referencial teórico foram relevantes os estudos e as pesquisas de Brasil (1996); Oliveira & Anache (2005), Virgolim (2007); Guenther (2006); Alencar & Fleith (2001); Renzulli & Reis, (1997); Freitas e Negrini (2008), entre outros. Os alunos com AH/SD são aqueles que possuem um nível acima da média no âmbito intelectual, criativo, produtivo, entre outros; podendo esses serem elementos combinados ou não. Essa condição presente nessas crianças às inclui nos programas de Ensino Especial, garantido pela Lei n°13.234/15. A inclusão permite identificar às crianças com esse perfil, evidenciando os ajustes necessários no currículo, além de possibilitar uma assistência adequada para o pleno desenvolvimento destas crianças peculiares no ambiente escolar. Os resultados apontam que diversos são os limites no atendimento às crianças nessa condição, sobretudo pela falta de formação específica dos professores e a resistência das escolas em se adaptar às necessidades dos alunos superdotados. Registra-se a necessidade de aprofundamentos posteriores sobre o tema, relacionando a uma pesquisa prática, com intervenção didático-pedagógica, fato impossibilitado pelo atual contexto da pandemia do Covid 19.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Pessoa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleInclusão de alunos (as) com altas habilidades e/ou superdotação na escola: uma abordagem teóricapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

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