Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24994
Título: Análise comparativa da resistência à compressão entre cimentos a granel do mercado do município de João Pessoa – PB
Autor(es): Silva, Glenda Lesley
Palavras-chave: Cimento
Construção civil
Qualidade da produção
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: O avanço da construção civil, atrelado a necessidade de segurança e eficiência das edificações, têm aumentado a atenção ao controle tecnológico dos materiais que envolvem esse meio. No setor da construção, o concreto é considerado o material mais consumido, logo, atestar a qualidade dos insumos utilizados na sua confecção é fundamental para garantir que a obra seja executada com máxima eficiência, evitando possíveis ocorrências. Desse modo, sendo o cimento o principal responsável pelas propriedades do concreto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade e o desempenho dos principais cimentos a granel utilizados no mercado de João Pessoa – PB. A metodologia adotada consistiu na realização e análise de ensaios laboratoriais do módulo de finura dos cimentos em estudo – nomeados A, B e C –, da caracterização dos agregados e da resistência à compressão dos concretos produzidos. Os corpos de prova foram confeccionados para uma resistência de dosagem de 36,60 MPa, determinada a partir da resistência de projeto, 30,00 MPa. O concreto confeccionado com o cimento A atingiu uma resistência a compressão de 41,16 ± 3,00 MPa, o cimento B de 33,86 ± 1,30 MPa e o cimento C de 20,92 ± 4,53 MPa. Desse modo, comparando os valores obtidos com a resistência de dosagem e de projeto, é possível analisar que os corpos de prova confeccionados com o cimento A foram os únicos a atingir a resistência à compressão esperada aos 28 dias, enquanto o cimento B alcançou apenas a resistência de projeto e o cimento C ficou abaixo de ambos os valores desejados, indicando que há diferenças significativas entre os cimentos a granel comercializados no município de João Pessoa.
Descrição: SILVA, Glenda Lesley. Análise comparativa da resistência à compressão entre cimentos a granel do mercado do município de João Pessoa – PB. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24994
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glenda Lesley Silva.pdfPDF - Glenda Lesley Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito114.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.