Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25006
Título: Relato de experiência na Residência pedagógica: o Ensino de Zoologia na cidade de Queimadas - PB
Autor(es): Oliveira, Anna Vitória Cunha de
Palavras-chave: Ludicidade
Prática docente
Zoologia
Data do documento: 19-Fev-2021
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas durante a Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2018 e 2019. Objetivou a aplicação de metodologias ativas para o ensino de zoologia de invertebrados numa turma de 7° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Barbosa de Paula Rêgo, localizada no munícipio de Queimadas, Paraíba. Foram realizados dois tipos de atividades, a construção de modelos didáticos dos animais pertencentes ao Filo Porifera e Cnidaria, com uso de material reciclável/reaproveitável e massinha de modelar, e a criação de paródias sobre os vermes Platyhelminthes e Namatelminthes. Durante o estágio, foram utilizados questionários para a obtenção de dados a respeito do rendimento escolar, conhecimento prévio sobre os temas abordados e comportamento dos estudantes durante as aulas de zoologia, os quais foram analisados de forma quali-quantitativa, comparando-se as respostas dos pré-testes e pós-testes. Os resultados encontrados para a primeira atividade lúdica proposta, apontam que houve um discreto aumento de 1,8% (n = 2) na quantidade de respostas certas, diminuição de 7,2% (n = 9) nas respostas erradas e um aumento de 5,6% (n = 7) nas questões não respondidas. Para a segunda atividade houve um aumento de 0,5% (n = 1) nas respostas certas, a diminuição de 6,8% (n = 14) nas respostas erradas e um aumento de 6,4% (n = 13) nas questões deixadas em branco. Acredita-se que o resultado obtido possa ter relação com o fato de que para a idade deles, não era tão atrativo utilizar materiais recicláveis, massinha de modelar, recortar e pintar, sendo assim, sugerimos rever o planejamento para a atividade. Já no que diz respeito a criação da paródia, percebeu-se que a atividade mostrou melhores resultados, com maior dedicação dos envolvidos. Os resultados também podem estar relacionados à mudança brusca na metodologia de ensino utilizada, já que foi a primeira experiência dos estudantes com este tipo de prática ou, ainda, à uma dificuldade deles com os termos novos próprios do conteúdo, falta de atenção e dificuldades com leitura e interpretação.
Descrição: OLIVEIRA, Anna Vitória Cunha de. Relato de experiência na residência pedagógica: o ensino de zoologia na cidade de Queimadas - PB. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25006
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Vitória Cunha de OliveiraPDF - Anna Vitória Cunha de Oliveira683.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito106.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.