Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25009
Título: Reabilitação oral estético-funcional em uma criança com relato de bullying
Autor(es): Santos, Sandryenne Rayanne Barbosa de Gois
Palavras-chave: Bullying
Reabilitação bucal
Estética dentária
Data do documento: 17-Dez-2020
Resumo: Bullying é um fenômeno de conduta insociável que sugere abuso de poder físico ou psicológico, que resulta na prática de agressões físicas ou verbais. Crianças e adolescentes são as principais vítimas de bullying, e podem desenvolver vários problemas psicossociais, incluindo ansiedade, depressão, insegurança, déficit de atenção, dificuldade de interação e isolamento social. As alterações buco-dentais e faciais são os principais fatores predisponentes à ocorrência dessa problemática. Este artigo relata um caso clínico de um paciente do gênero masculino, 09 anos de idade, ASA I, atendido na clínica de odontopediatria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande -PB. Na anamnese foi identificado contato prévio com tratamento odontológico, a queixa principal foi fratura em dente anterior, que resultou em agressões verbais pelos colegas da escola. No exame clínico, foi identificado presença de biofilme, fratura coronária no dente 11, sem evidências de alterações radiográficas, recessão gengival no dente 31 com presença de mobilidade grau I, e relação de mordida cruzada anterior entre os dentes 21 e 31. O tratamento resultou em 7 sessões compostas durante um período de 4 meses e 19 dias, incluindo: orientação de higiene bucal e fluorterapia para controle do biofilme; restauração de resina no dente 11 e tratamento ortodôntico, utilizando pistas diretas planas e placa removível com arco vestibular de Hawley e grampo interproximal do tipo Benac. O tratamento proposto devolveu harmonia do sorriso, que estava comprometido pela alteração de forma, posição e função, com resultados positivos no bem estar e autoestima da criança.
Descrição: SANTOS, Sandryenne Rayanne Barbosa de Gois. Reabilitação oral estético-funcional em uma criança com relato de bullying. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25009
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandryenne Rayanne Barbosa de Gois SantosPDF - Sandryenne Rayanne Barbosa de Gois Santos740.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito119.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.