Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25010
Título: Assédio moral na relação professor-aluno: análise do depoimento de alunos universitários
Autor(es): Silva, Camila Mayara Valdevino da
Palavras-chave: Assédio moral
Violência psicológica
Ambiente acadêmico
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: O Assédio Moral é uma conduta abusiva, que humilha, constrange e desestabiliza suas vítimas, esta prática quando encontrada no ambiente acadêmico é ainda mais destrutiva, visto que degrada o sujeito e traz prejuízos ao ensino-aprendizagem. Este trabalho se trata de uma pesquisa de caráter exploratório sobre o tema Assédio Moral, realizada com 19 estudantes universitários do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio de uma entrevista semi-estruturada, utilizando como procedimento a análise de conteúdo. O trabalho teve como objetivo analisar o Assédio Moral na relação professor-aluno na perspectiva de estudantes do Curso de Psicologia. Compreender como ela se dá e as implicações no sujeito assediado, bem como entender seus desdobramentos nesse contexto. Com base nos depoimentos, surgiram 9 categorias de análise, em que foi possível identificar características tipificadoras de Assédio Moral neste ambiente, também constatamos diversos desdobramentos nas vítimas, como por exemplo, sentimentos de autodesvalorização e sentimentos de desistência. Pudemos concluir que a prática é existente e que ela necessita ser discutida, identificada e combatida.
Descrição: SILVA, Camila Mayara Valdevino da. Assédio moral na relação professor-aluno: análise do depoimento de alunos universitários. 2020. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25010
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Camila Mayara Valdevino da SilvaPDF- Camila Mayara Valdevino da Silva376.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito583.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.