Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25020
Título: Medeia sob um novo olhar: uma análise da condição feminina da personagem de Eurípides e a racionalização de seus atos transgressores
Autor(es): Gomes, Laísa Martins
Palavras-chave: Condição feminina
Transgressão
Dignidade
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a condição feminina da personagem Medeia e a racionalização de seus atos transgressores. Tendo em vista que a opinião coletiva irrefletidamente qualifica a personagem como psicótica que por ciúmes do marido matou os próprios filhos, é de extrema importância realizar esta pesquisa que esclarece sua verdadeira condição e suas reais motivações para os crimes. Nesse sentindo, a pesquisa se propôs a examinar primeiramente como era a vida das mulheres na Atenas clássica, inclusive o estatuto inferior das estrangeiras que viviam em território grego, que é o caso de Medeia. O estudo verifica também a finalidade da tragédia grega e as representações femininas; aborda o mito de Medeia, um resumo de sua peça trágica e as rupturas na escrita de Eurípides; e por fim, será feita uma análise da condição social e emocional da protagonista diante dos infortúnios de sua vida, e depois uma análise de suas transgressões e a racionalização desses atos. Tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, na qual a principal fonte se trata da tragédia grega ―Medéia‖ de Eurípides, traduzida por Kury (1991), utilizou-se também pesquisas e obras de diversos autores relacionadas ao tema, como as de Robustelli (2015), Lessa; Nogueira (2018), Rinne (2017), e Vieira (2010). Dessa forma, foi possível concluir que Medeia, inicialmente na peça, foi submetida a diversos infortúnios, sendo posta numa situação social e emocional muito difícil, injusta e desonrosa, diante disso ela decide se vingar de seus inimigos do modo mais fatal, e racionaliza essa prática como extremamente necessária para superar as desventuras e para a recuperação da sua força interior e da sua honra heroica.
Descrição: GOMES, L. M. Medeia sob um novo olhar: uma análise da condição feminina da personagem de Eurípedes e a racionalização de seus atos transgressores. 2021. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25020
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laísa Martins Gomes.pdfPDF - Laísa Martins Gomes888.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_Deposito_TCC64.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.