Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25030
Título: A hibridização entre o cordel e a fábula em Os animais têm razão, de Antonio Francisco
Autor(es): Silva, Deviane Marcena Soares da
Palavras-chave: Leitura
Literatura infantil e juvenil
Ecologia
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: Neste artigo, estudamos a hibridização entre o cordel e a fábula, no texto Os animais têm razão (2016), de Antônio Francisco, no qual trabalharemos a junção entre a fábula e o cordel, trabalhando de maneira objetiva o despertar do público leitor no que diz respeito a conscientização ambiental, visando desenvolver no leitor infantil e juvenil a importância da leitura literária, através de um pensamento crítico-reflexivo, utilizando o tema da ecologia. Tendo consciência que o ser humano vem prejudicando a natureza, trabalhar essa temática também é importante na formação do jovem leitor crítico. Desta maneira, o objetivo dessa pesquisa é apresentar uma leitura, através dos gêneros fábula e cordel, levando em consideração a importância de trabalhar, de maneira lúdica conceitos do meio social, abrangendo públicos de diferentes séries e faixa etária, adequando-os ao meio ao qual será inserido. Com o intuito de atingir nosso objetivo, trazemos como embasamento teórico os estudos de Coelho (2000) e Cadermatori (2006), podendo assim observar o percurso da literatura infantil e juvenil. , além de Ferreira (2017) e Cléria (2017), trabalhando a fábula e o cordel na formação do leitor. Esse estudo é de caráter qualitativo, o qual visa desenvolver hipóteses de natureza pedagógica que possa ser trabalhada futuramente, transformando o público leitor em um agente ativo no meio social. Buscar estratégias de leitura e textos atrativos e lúdicos, é relevante para o conhecimento crítico e reflexivo, na formação do leitor.
Descrição: SILVA, D. M. S. da. A hibridização entre o cordel e a fábula em Os animais têm razão, de Antonio Francisco. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25030
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deviane Marcena Soares da SilvaPDF - Deviane Marcena Soares da Silva952.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito177.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.