Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25042
Título: Estrutura do zooplâncton em reservatórios tropicais com diferentes estados tróficos
Autor(es): Rocha, Dayrla Kelly Gomes
Palavras-chave: Eutrofização
Ecologia aquática
Abastecimento público
Data do documento: 19-Fev-2021
Resumo: A eutrofização é um fenômeno que acontece com o aumento da concentração de nutrientes, como nitrogênio e fósforo nos ecossistemas aquáticos. Esse enriquecimento acontece por fontes naturais, e está sendo potencializada por fatores antropogênicos. A eutrofização intensificada provoca alterações danosas nos ecossistemas aquáticos, podendo afetar de forma estrutural e funcional no ambiente. O nitrogênio e fósforo estimulam a produtividade primária, e em níveis altos podem alterar a composição dos produtores primários para organismos tóxicos. Os produtores primários são recurso alimentar para o zooplâncton. Esse grupo é um elo relevante dos produtos primários para os níveis tróficos superiores. Alteração na dinâmica desse grupo pode produzir cascatas tróficas. O zooplâncton apresenta respostas diferentes a eutrofização, devido as suas características biológicas. Conhecer sobre a diversidade, abundância e distribuição da comunidade zooplanctônica contribui para compreensão das implicações dessas mudanças no ecossistema e o desenvolvimento de melhores técnicas de manejo em relação à qualidade da água dos reservatórios. Por isso, objetivou-se avaliar o grau de trofia de reservatórios tropicais sobre a estrutura zooplanctônica. O estudo foi realizado em 12 reservatórios no Estado da Paraíba, durante os meses de agosto e novembro de 2019. Foi mensurado os nutrientes nitrito, nitrato, amônia, fósforo total, ortofosfato e as variáveis sólidos suspensos totais, oxigênio dissolvido, oxigênio saturado, transparência, temperatura da água e do ar e clorofila a. Foi realizado o Índice de estado trófico (TSI), diversidade de Shannon-Weiner, equatibilidade de Pielou para cada reservatório e o índice de Sorensen e Jaccard para os corpos d’água que apresentarem o mesmo estado trófico. Foi encontrado 75 espécies de zooplâncton distribuída nos grupos rótiferas (35), seguido por Cladocera (30) e Copepoda (9). Os fatores turbidez, oxigênio dissolvido, oxigênio saturado, condutividade elétrica, sólidos suspensos totais e salinidade influenciaram na dinâmica Copepoditocyclopoda, Copepodecalanoida e os estágios neonato e nauplio. Enquanto para o Cladocera, a temperatura da água e ar e os nutrientes fósforo total e ortofosfato. O estágio larval nauplio teve uma maior contribuição na abundância, principalmente no eutrófico. O trabalho apresentou insight sobre a atuação da eutrofização na estrutura de zooplâncton, o que possibilita construir parâmetros para o manejo de reservatórios públicos, importantes para serviços ecossistêmicos.
Descrição: ROCHA, Dayrla Kelly Gomes. Estrutura do Zooplâncton em reservatórios tropicais com diferentes estados tróficos. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25042
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayrla Kelly Gomes RochaPDF - Dayrla Kelly Gomes Rocha528.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito70.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.