Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25047
Título: Remoção de Pb2+ e Zn2+ por adsorção em biomassa residual de bagaço de cana de açúcar
Autor(es): Silva, Maria Lidiane da Conceição
Palavras-chave: Efluentes químicos
Bioadsorvente
Adsorção
Metais pesados
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: Diante da constatação de que uma variedade de metais pesados compõe os efluentes gerados em laboratórios de pesquisa e ensino de química, foi avaliado o uso de biomassas regionais com vistas à obtenção de um processo viável e de baixo custo operacional para remoção por adsorção de metais pesados em efluentes laboratoriais. A metodologia proposta incluiu a determinação das curvas cinéticas e de equilíbrio de adsorção para os metais Zn2+ e Pb2+ em valores de pH na faixa ácida e básica, usando bagaço de cana de açúcar como adsorvente. O bagaço de cana-de-açúcar apresentou moderada capacidade de remoção para o zinco (60%) e baixa capacidade para o chumbo (II) (30%), em pH 5. Na faixa de pH básico, observou-se a ocorrência de precipitação de hidróxidos metálicos com interferência significativa no processo de adsorção. Dos estudos realizados, pode-se concluir que o adsorvente de bagaço de cana de açúcar por ser um resíduo natural, abundante na região, e de baixo custo, apresenta boas perspectivas para utilização em processos de remoção de metais pesados de efluentes. É necessário, porém, investigar outros fatores que influenciam o processo de adsorção tais como a interferência de outros metais, agentes complexantes e agentes salinos bem como, os testes preliminares em escala piloto, contribuindo para a formulação de uma proposta adequada para tratamento de efluentes químicos.
Descrição: SILVA, Maria Lidiane da Conceição. Remoção de Pb2+ e Zn2+ por adsorção em biomassa residual de bagaço de cana de açúcar. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25047
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lidiane da Conceição SilvaPDF - Maria Lidiane da Conceição Silva774.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito147.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.