Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25048
Título: Avaliação de parâmetros organolépticos e bacteriológico de poços artesiano em um município na Paraíba
Autor(es): Araújo, Humberto Andrade de
Palavras-chave: Água subterrânea
Poço artesiano
Qualidade da água
Data do documento: 19-Mar-2021
Resumo: As águas subterrâneas são extraídas, disponibilizadas e utilizadas diariamente, inclusive para consumo humano, por isso é necessário avaliar a qualidade destas águas para garantir sanidade para as pessoas que estão consumindo. Na região do Seridó paraibano, o subsolo apresenta águas com aparência agradável, límpida, incolor e, em alguns casos, consideradas doce. O consumo destas águas é diário. Este trabalho visou avaliar as características organolépticas e bacteriológicas das águas oriundas de poços artesianos localizados na zona rural e urbana de um município do Estado da Paraíba. Foram analisadas amostras de águas de três poços artesianos codificados como A, B e C. Verificaram-se as características destas águas e sua concordância com a legislação vigente. Foram analisados os seguintes parâmetros físico-químicos: alcalinidade, cor, condutividade, dureza, ferro, pH, salinidade, sólidos totais dissolvidos, turbidez e temperatura. Para as análises bacteriológicas foram realizados testes presuntivos de coliformes totais e Escherichia coli. Os resultados apresentaram que todas as amostras apresentaram alguma não conformidade com a legislação. Para os parâmetros físico-químicos: a amostra do Poço A, apresentou inconformidade nos parâmetros de pH 2,8 e condutividade elétrica 300 µS/cm; a amostra do Poço B nos parâmetros pH 5,1, cor 130 uH, turbidez 33,8 uT e teor de ferro 4,47 mg/L; e na amostra do Poço C, nos parâmetros pH 2,7, cor 23,6 uH e teor de ferro 0,93 mg/L. Quanto ao parâmetro bacteriológico para os coliformes totais todas as amostras estão em inconformidade com a legislação e para Escherichia coli todas as amostras estão em conformidade com a legislação. Analisando as águas, apresentaram-se inaptas ao consumo humano em seu estado in natura, no entanto, passíveis de tratamentos simples.
Descrição: ARAÚJO, Humberto Andrade de. Avaliação de parâmetros organolépticos e bacteriológicos de poços artesianos em um município da Paraíba. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25048
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Humberto Andrade de AraújoPDF - Humberto Andrade de Araújo1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito102.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.