Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25050
Título: Caracterização anatômica e aspectos adaptativos de Jatropha ribifolia(Pohl.) Baill. em uma área de caatinga
Autor(es): Mota, Emerson Leandro Silva
Palavras-chave: Glândulas secretoras
Caracteres xerofíticos
Anatomia foliar
Pinhão rasteiro
Data do documento: 11-Mar-2020
Resumo: O presente estudo objetivou realizar uma investigação da anatomia foliar de Jatropha ribifolia, espécie que ocorre no semi-árido do Nordeste do Brasil, popularmente conhecida como “pinhão rasteiro” e “pinhão de purga”. Folhas jovens e folhas completamente expandidas da região do quarto nó de J. ribifolia foram coletadas na APA das Onças, no município São João do tigre, que está localizado no Cariri Paraibano. O material foi coletado durante a estação chuvosa de 2016. O material botânico foi fixado em FAA por 24 horas e estocado em etanol 70%. As folhas foram desidratadas em série etílica e incluídas em resina plástica (Historesin Leica). Secções em séries transversais e longitudinais com 12 a 18 µm de espessura foram obtidas em micrótomo rotativo e coradas com Azul de Toluidina. Para análise morfológica as folhas e flores foram observadas e seus registros realizados em estéreo microscópio. Para a caracterização micromorfológica das folhas, foram usadas folhas jovens, folhas em estádio máximo de desenvolvimento e ramos florais, que após fixação em FAA 50% (Johansen, 1940) e desidratação crescente até o álcool 70%, foram desidratado em série cetônica ascendente, secos pelo método do ponto crítico, montados e metalizado com ouro. As observações foram efetuadas em microscópio eletrônico de varredura (MEV) Jeol T 220 a 15 kV e os aspectos mais relevantes registrados com câmera digital acoplada. Foi observada uma grande quantidade de tricomas tectores em folhas jovens e adultas, mesofilo com parênquima paliçádico de uma camada e parênquima lacunoso com várias camadas de células bastante esparsas, condição dorsiventral do mesofilo. Idioblastos cristalíferos contendo grandes drusas foram encontrados no parênquima do mesofilo e com pequenas drusa associados ao floema da nervura central. A epiderme do mesofilo é foliar e unisseriada com cutícula levemente espessada e com célula papilosa na nervura central. Idioblastos com conteúdo aparentemente fenólico foram encontrados em tecido colenquimatoso cortical da nervura central e laticíferos foram encontrados abaixo do floema da mesma nervura. Estes resultados demonstram dados importantes para a compreensão de características xeromórficas em plantas de Caatinga. Na análise morfológica foram observadas glândulas secretoras na margem das folhas, no pecíolo, nas brácteas, nas bractéolas e no cálice. As estípulas presentes parecem ter sido adaptadas à função secretora com conformação de inúmeras glândulas secretoras. Somente através de um estudo anatômico e histoquímico detalhados, onde é possível analisar a estrutura da glândula e a composição do exsudato, poderemos de fato concluir a função destas estruturas para a espécie estudada. Palavras-chave: Glândulas secretoras. Caracteres xerofíticos. Semiárido.
Descrição: LEANDRO, Emerson Leandro Silva. Caracterização anatômica e aspectos adaptativos de Jatropha ribifolia(Pohl.) Baill. em uma área de caatinga. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25050
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emerson Leandro Silva MotaPDF - Emerson Leandro Silva Mota1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.