Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25052
Título: O Primordio da Trigonmetria e Aplicações
Autor(es): Oliveira, Pedro Henrique Amorim de
Palavras-chave: História da Matemática
Trigonmetria
Funções trigonmétricas
Data do documento: 19-Mar-2021
Resumo: O presente estudo possui como objetivo evidenciar o surgimento da trigonometria em diferentes culturas assim como algumas aplicações que podemos encontrar em nosso cotidiano. Neste trabalho estudamos a Trigonometria, partindo de uma revisão bibliográfica, tratando inicialmente do contexto histórico, dando ênfase a sua origem e evolução ao longo dos anos entre as civilizações Egípcia, Mesopotâmica e Grega. Em seguida, desenvolvemos o conteúdo sobre a Trigonometria, em que priorizamos o Triângulo Retângulo, onde demonstramos o Teorema de Pitágoras e observamos alguns conceitos importantes, tais como as razões trigonométricas no triangulo retângulo, os ângulos notáveis e a construção de sua tabela e a tabela trigonométrica. Posteriormente, trouxemos as definições e características das Funções Trigonométricas: Seno, Cosseno e Tangente. Finalizamos algumas aplicações fazendo o elo entre a Trigonometria e o nosso cotidiano. Assim, mostrando o quão importante podem ser as aplicações trigonométricas para o uso diário, facilitando a compreensão do surgimento da Trigonometria e buscamos evidenciar como a mesma era aplicada na antiguidade e sua evolução.
Descrição: OLIVEIRA, Pedro Henrique Amorim de. O Primórdio da Trigonometria e Aplicações. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25052
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Henrique Amorim de OliveiraPDF - Pedro Henrique Amorim de Oliveira2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito927.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.