Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25053
Título: Aplicação da fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L- PRF), após exodontia do terceiro molar inferior
Autor(es): Gouveia Filho, Marcelo Marques
Palavras-chave: L-PRF
Biomaterial
Terceiro molar
Materiais dentários
Data do documento: 18-Dez-2020
Resumo: A fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) é um biomaterial autólogo, constituído por uma matriz de fibrina rica em plaquetas, leucócitos, citocinas e fatores de crescimento, utilizado para acelerar o processo de reparo tecidual, minimizando a morbidade ocasionada por intervenções cirúrgicas. O presente trabalho relata o uso da L-PRF em alvéolo após exodontia de terceiro molar inferior em paciente do sexo feminino, leucoderma, 21 anos, que compareceu à clínica de aprofundamento em cirurgia odontológica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, com necessidade de realização de exodontia dos terceiros molares. Após exame clínico e radiográfico, observou-se que, seguindo a classificação de Winter, o dente 48 encontrava-se mesioangulado. O tratamento de escolha foi a remoção cirúrgica associada ao uso da L-PRF, produzida em período pré-operatório por centrifugação. A exodontia do dente 48 foi executada por meio da técnica II em associação à técnica III, o alvéolo foi devidamente preenchido com L-PRF, e tendo como desfecho a sutura. Na avaliação pós-operatória empregou-se a escala visual analógica (EVA) no terceiro e quinto dia pós-operatório foi identificado e relatado a ausência de dor e desconforto pós-operatório. Além do satisfatório resultado obtido na modulação da dor, em avaliação clínica constatou-se adequada coaptação das bordas cirúrgicas, sem presença clínica de inflamação ou infecção. A utilização da L-PRF é uma opção terapêutica em potencial, promovendo a otimização da cicatrização fisiológica e conforto pós-operatório para os pacientes. Em virtude disso, possui uma ampla possibilidade de aplicações, tanto na odontologia quanto na medicina, com excelentes resultados, apoiados por diversos estudos já publicados, que relatam a segurança da sua utilização para aplicação oral e bucomaxilofacial.
Descrição: GOUVEIA FILHO, Marcelo Marques. Aplicação da fibrina rica em plaquetas e leucócitos (l- prf), após exodontia do terceiro molar inferior. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25053
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Marques Gouveia FilhoPDF - Marcelo Marques Gouveia Filho896.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito159.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.