Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25066
Título: Include Kids: uma ferramenta web para ensino inclusivo de inglês
Autor(es): Santos, Murilo Gustavo dos
Palavras-chave: Acessibilidade
Deficiência visual
Língua inglesa
Engenharia de Software
Data do documento: 15-Mar-2021
Resumo: Com o advento da Internet, diversos meio de se aprender um idioma tem surgido e algumas das soluções mais comuns são aplicações Web e mobile, ponto esse que tem facilitado o aprendizado, porém nem todas as soluções conseguem atender a todos os públicos. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo a criação de uma aplicação Web para o ensino de Língua Inglesa a crianças com baixa visão e cegueira total, considerando como elas aprendem e quais características precisam ser abordadas. Todo seu desenvolvimento foi baseado em normas e diretrizes do eMAG e WCAG, onde foram discutidas as principais diretrizes que beneficiam o deficiente visual para implementação da aplicação. Foram listadas algumas aplicações com o mesmo princípio, elaborada uma comparação entre as mesmas considerando as principais características e feita uma avaliação de acessibilidade. Ao final foi obtida uma aplicação com as mesmas caraterísticas e funcionalidades de outras soluções, com o diferencial que foi projetada para o uso de crianças deficientes visuais. E que apesar de possuir algumas limitações, como a falta de uma funcionalidade que faça a soletração de palavras em inglês ou um design totalmente responsivo, limitações essas que serão abordados em trabalhos futuros, o objetivo principal do trabalho de construir uma aplicação para o uso de crianças deficientes visuais foi alcançado.
Descrição: SANTOS, Murilo Gustavo dos. Include Kids: uma ferramenta web para ensino inclusivo de inglês. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25066
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Murilo Gustavo dos SantosPDF - Murilo Gustavo dos Santos1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito557.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.