Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Mary Jennyfer Castro dos-
dc.date.accessioned2021-10-22T18:12:19Z-
dc.date.available2021-10-22T18:12:19Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.otherCDD 615.82-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25071-
dc.descriptionSANTOS, Mary Jennyfer Castro dos Santos. Educação em neurociência da dor para pacientes com dor lombar crônica: uma revisão integrativa da literatura. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA dor lombar crônica é definida como dor lombar com duração maior de 3 meses, sendo uma das principais causas de absenteísmo, incapacidade e gastos com a saúde. É uma condição altamente prevalente e que afeta negativamente a saúde física e mental dos pacientes. Novas abordagens terapêuticas baseadas na educação em neurociência da dor mostram capacidade promissora para melhorar a dor e incapacidade em pacientes com dor lombar. A educação em neurociência da dor é um recurso terapêutico que objetiva proporcionar conhecimento adequado aos pacientes sobre como suas dores são produzidas e, a partir desse conhecimento, suas atitudes, comportamentos, escolhas de tratamento e estilo de vida podem ser modificados. Objetivo: Investigar na literatura os benefícios da educação em neurociência da dor no tratamento de pacientes com dor lombar crônica. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura de estudos publicados nos últimos 5 anos, nas bases de dados EMBASE, PEDro, BVS, CAPES, Web of Science e PubMed. Os descritores e palavras-chave utilizadas foram: low back pain, back pain, chronic pain, neuroscience, pain education, pain neuroscience education e neuroscience education. Resultados: Os seis estudos incluídos foram ensaios clínicos randomizados que avaliaram a educação em neurociência da dor de forma isolada ou combinada com outras terapias e mostraram resultados significativos para os grupos experimentais quanto a redução da incapacidade, da intensidade da dor, catastrofização e cinesiofobia. Conclusão: Pode-se concluir que a educação em neurociência da dor pode ser um bom recurso coadjuvante no manejo de pacientes com dor lombar crônica. Palavras-Chaves: Educação em dor. Dor lombar crônica. Educação em neurociência da dor. Dor lombar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Allen Suzane de Françapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDor lombar crônicapt_BR
dc.subjectDor lombarpt_BR
dc.subjectEducação em neurociência da dorpt_BR
dc.titleEducação em neurociência da dor para pacientes com dor lombar crônica: uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mary Jennyfer Castro dos SantosPDF - Mary Jennyfer Castro dos Santos410.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito86.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.