Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGaudêncio, Ingrid Ferreira-
dc.date.accessioned2021-10-22T18:16:39Z-
dc.date.available2021-10-22T18:16:39Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.identifier.otherCDD 615.82-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25072-
dc.descriptionGAUDÊNCIO, Ingrid Ferreira. Docentes do ensino superior e o uso das metodologias ativas no contexto da pandemia da COVID-19 - uma revisão integrativa. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs metodologias ativas são um conjunto de estratégias que buscam estimular o discente a assumir o papel de protagonista de sua aprendizagem, tornando-o apto a autogerenciar seu processo de formação. Com o cenário pandêmico e todas as mudanças impostas por ele, evidenciou-se o caráter de urgência com o qual foi preciso rediscutir os processos de ensino-aprendizagem somado à necessidade crescente de se adequar, provisoriamente, o ensino presencial para o ensino remoto. Diante disto, viu-se a necessidade de identificar e analisar o uso das metodologias ativas por docentes do ensino superior, no contexto do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa, realizado por meio das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde e Portal de Periódicos CAPES. Em todos os estudos que compuseram esta revisão, pôde-se observar o emprego de métodos ativos, embora de formas distintas e com nomenclaturas diferentes. Concluiu-se que as metodologias ativas foram aliadas e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nesta nova modalidade de ensino, visto que, tornou-se possível dinamizar o momento das aulas e promover uma maior interação entre docentes e discentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Cláudia Holanda Moreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleDocentes do ensino superior e o uso das metodologias ativas no contexto da pandemia da COVID-19: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Ferreira GaudêncioPDF - Ingrid Ferreira Gaudêncio406.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito117.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.