Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Chirlainy Cristina Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:16:41Z | - |
dc.date.available | 2021-10-22T18:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 320.981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25073 | - |
dc.description | SOUZA, C. C. A. de. Reflexões sobre o preconceito racial e práticas pedagógicas de professoras do ensino fundamental I de uma escola municipal em Caiçara-PB. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho tem por finalidade analisar as percepções de professoras do Ensino Fundamental I a respeito de preconceito racial em sala de aula, abordando estratégias e meios que docentes e gestores têm utilizado para minimizar atos racistas nas instituições educacionais. Para isso, destaca-se como o preconceito racial é tido atualmente pela sociedade, identificando a pouca inserção de educadoras negras em espaços formais e reconhecendo a importância de trabalhar a heterogeneidade cultural, étnica e racial no contexto social e educacional. Para êxito na compreensão do trabalho, dialoga-se com a Lei N°10.639 (BRASIL, 2003) e o pensamento de autores como Lima e Silva (2016), Canen e Xavier (2011), Gomes (1996), Silva (2012), Santos (2007), Almeida (2019), Domingues (2007), alguns Blogs e Sites, principalmente como o Geledés, os quais contribuíram para o desenvolvimento da compreensão sobre o tema em questão. Por fim, apresenta-se as concepções e posicionamentos de duas professoras e uma gestora de uma escola na cidade de Caiçara-PB, obtidas através de um questionário aplicado pelo Google Forms, referente ao conceito de racismo e discriminação racial, levando-as a refletir sobre o modo como o racismo se apresenta em sala de aula, tendo em vista que as educadoras negras enfrentam também o racismo, seja ele por meio da atitude dos discentes ou dos próprios profissionais e colegas de trabalho. Tais reflexões contribuíram para que os docentes em atuação e em formação aprimorassem sua prática pedagógica em sala de aula adicionando mais conteúdos que abordem a cultura negra e desenvolvendo projetos que tratem das relações étnico-raciais e miscigenação existentes em nosso país. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josilene Rodrigues da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educadoras | pt_BR |
dc.subject | Lei n°10.639 | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o preconceito racial e práticas pedagógicas de professoras do ensino fundamental I de uma escola municipal em Caiçara-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Chirlainy Cristina Alves de Souza | PDF - Chirlainy Cristina Alves de Souza | 640.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 63.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.