Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25076
Título: Qualidade de vida de mulheres idosas com incontinência urinária: uma revisão integrativa
Autor(es): Araújo, Kalina Rakelly Batista de
Palavras-chave: Incontinência urinária
Qualidade de vida
Envelhecimento
Saúde do idoso
Data do documento: 27-Abr-2021
Resumo: O processo de envelhecimento humano provoca mudanças psicológicas e corporais nas mulheres, como alterações do sistema nervoso central e periférico, hormonais, e musculares. Estas podem vir a ser uma das causas da incontinência urinária (IU) que é a condição na qual o indivíduo queixa-se da perda involuntária de urina, e a sua prevalência aumenta com a idade, sendo maior entre mulheres do que entre os homens. Compreender se a incontinência urinária afeta a qualidade de vida de idosas incontinentes. Tratou-se de uma revisão integrativa realizada em uma busca de artigos nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Science Direct, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Cochrane Library, com recorte temporal dos últimos dez anos (2010-2021). Foram incluídas publicações com base nos Descritores em Ciências da Saúde (Decs), “qualidade de vida” e “incontinência urinária” e "idosos”, artigos completos, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Foram excluídos os editoriais, cartas ao editor, estudos reflexivos, estudos de caso, relatos de experiência, revisões de literatura e publicações duplicadas. Foram encontrados 11.031 artigos, sendo 65 no Lilacs, 4.436 no Pubmed, 44 no Scielo, 6.470 no Science Direct, e 16 no Cochrane Library, dos quais, após a aplicação dos filtros correspondentes aos critérios de exclusão previamente estabelecidos, foram excluídos 5.286 documentos. A partir da leitura do título e resumo foram selecionados 8 artigos entre estes para leitura na íntegra, destes, 1 foi excluído por duplicidade, sendo a amostra final desta revisão integrativa constituída por 7 artigos. Concluiu-se que grande parte dos estudos sugere que a IU influencia negativamente na qualidade de vida das idosas entrevistadas.
Descrição: ARAUJO, Kalina Rakelly Batista de. Qualidade de vida de mulheres idosas com incontinência urinária: uma revisão integrativa. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25076
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalina Rakelly Batista de AraújoPDF - Kalina Rakelly Batista de Araújo967.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito176.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.