Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25078
Título: Dinâmicas migratórias do município de Pilões/PB, entre os anos 1990-2010
Autor(es): Santos, Damiana Galdino dos
Palavras-chave: Geografia da população
Migração
Pilões/PB
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica da população e os movimentos migratórios do município de Pilões/PB entre os anos de 1990 e 2010, consideradas as populações urbanas e rurais, bem como as rotas e os fluxos de saídas, também de retornos populacionais. Consiste uma pesquisa realizada com pessoas que migraram do referido município nos anos considerados para o estudo a fim de responder a seguinte questão: O que tem levado essa população a migrar? A abordagem teórica-metodológica da pesquisa foi de cunho qualitativa e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Como fundamentação teórica utilizamos das ideias de autores como: Brito (2006), Paiva e Leite (2014), Barbosa (2003), Lisboa (2008), entre outros. Com base nos dados coletados, pode-se concluir que a migração ocorre a partir da necessidade das pessoas em buscarem melhores condições de vida quando não encontram no lugar onde se vivem. Com base na pesquisa, pudemos observar que o principal motivo da saída do município de Pilões-PB foi a necessidade de empregos que pudesse garantir o sustento próprio e/ou da família e, consequentemente, melhorias nos vários aspectos da vida. Portanto, conclui-se que, para a diminuição do processo migratório é necessária uma reestruturação da atividade econômica do município de Pilões/PB, visando garantir novas oportunidades de empregos e geração de renda além de garantias de políticas públicas inclusivas para as pessoas da zona rural, uma assistência qualificada para mão-de-obra que ajudem na qualificação de trabalhos. Esses requisitos possibilitariam que as pessoas se mantivessem no local de origem e não haveria a necessidade de se fazer uma migração definitiva.
Descrição: SANTOS, D. G. dos. Dinâmicas migratórias do município de Pilões/PB, entre os anos 1990-2010. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25078
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damiana Galdino dos SantosPDF - Damiana Galdino dos Santos1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito120.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.