Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25082
Título: Otimização topológica em julia analisando casos clássicos de vigas
Autor(es): Nascimento, Diógenes Luiz Silva
Palavras-chave: Engenharia estrutural
Análise de estrutura
Viga
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar problemas de engenharia estrutural através da otimização topológica. Ao otimizar o tamanho da estrutura, o principal objetivo é reduzir despesas e, simultaneamente, contemplar as exigências de segurança e especificações dos padrões convencionados. Nesse contexto, um método de otimização estrutural é introduzido para acelerar e possibilitar que uma solução possível e satisfatória seja obtida, proporcionando uma estrutura mais econômica. Porém, além dos benefícios econômicos, a utilização dessas tecnologias em projetos estruturais também pode analisar fatores relacionados ao impacto ambiental suscitado durante o procedimento e ao impacto ambiental gerado durante o processo após o projeto e a concepção estrutural. O desprovimento de recursos naturais e a crescente demanda por eles têm levado a comunidade científica a procurar por novas tecnologias para fornecer soluções eficazes na aplicação dos produtos produzidos a partir desses recursos. Entre essas tecnologias, o foco está na otimização, que tem sido acolhida com sucesso em diversos campos. Para isso, através da linguagem de programação Julia, aplica-se os métodos SIMP e BESO para resolução de dois problemas. Com base nisso, o presente trabalho tem por objetivo estudar problemas de engenharia estrutural através da otimização topológica através de dois problemas estruturais básicos. O primeiro trata de otimizar uma viga MBB, utilizando os dois métodos de otimização topológica citados. O segundo trata de uma viga engastada com carga distribuída na parte superior da extremidade livre. O caminho metodológico começa com uma revisão da literatura para compreender as questões relevantes e fundamentais na pesquisa de otimização de topologia (OT). São estudados o desenvolvimento de conceitos de OT, métodos SIMP e BESO. Tudo isso é feito adotando diferentes parâmetros de entrada, a fim de verificar a influência de cada parâmetro sobre o resultado final. Ao fim, os resultados mostram quais parâmetros de entrada são mais influentes e permitem avaliar a eficiência dos métodos utilizados, mostrando suas vantagens e dificuldades, e em todos os casos, a ferramenta provou ser capaz de se aproximar da topologia otimizada esperada.
Descrição: NASCIMENTO, Diógenes Luiz Silva. Otimização topológica em Julia analisando casos clássicos de vigas. 2021. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25082
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diógenes Luiz Silva Nascimento.pdfPDF - Diógenes Luiz Silva Nascimento2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito85.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.