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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, José Tiago Ferreira de-
dc.date.accessioned2021-10-25T12:18:00Z-
dc.date.available2021-10-25T12:18:00Z-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.otherCDD 372.6561-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25088-
dc.descriptionSOUZA, J. T. F. Relações interculturais como mecanismo de interação no ensino do espanhol como Língua Adicional - LA. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, abordamos a temática das relações interculturais como mecanismo de interação no ensino de espanhol como língua adicional – LA. Tendo como objetivo geral, analisar como a interculturalidade pode colaborar na interação do ensino de língua adicional em especial o Espanhol. Sendo assim, os objetivos específicos visam destacar sua importância no processo de aquisição de um novo idioma, o aprimoramento das práticas pedagógicas a partir de uma perspectiva intercultural e identificar seu papel no processo de senso crítico dos alunos. Para desenvolver esta investigação, utilizamos como mecanismos metodológicos pesquisas de cunho bibliográfico e a experiência vivenciada na observação e prática docente durante os estágios supervisionados I e II no curso de Letras espanhol do Campus VI da UEPB, que foi de fundamental importância para o desenvolvimento desse trabalho. Partindo desta perspectiva, nossa fundamentação busca ressaltar as contribuições das aulas desenvolvidas sobre a perspectiva intercultural, não somente para a aprendizagem de um novo idioma, mas também no processo de inclusão social, cultural e de interação dos membros que habitam a escola e a sociedade. Para fundamentar essa discussão contamos com a ajuda de autores como Candau (2008), Paraquett (2010), Barros e Costa (2010), Fontana e Fávero (2013), Soarez (2015), Pimenta e Lima (2006), entre outros. Nesse sentido, podemos concluir que a interculturalidade para o ensino de língua, significa não somente uma ferramenta que possibilita a relação dos alunos com o mundo a sua volta, mas também oportuniza o diálogo de respeito entre indivíduos que compõem uma mesma sociedade. A perspectiva intercultural também representa uma alternativa para analisar diferentes manifestações multiculturais de cada região e/ou país, visando mostrar que cultura e língua são duas vertentes que caminham juntas. Desse modo, faz-se necessário promover discussões e reflexões com base no ensino pautado na perspectiva intercultural a partir de diversas situações, podendo transformar a sala de aula em um ambiente motivador não só para o aluno, como também para o professor, pois uma aula que não visa o respeito às culturas e às pessoas, não promove o conhecimento, tampouco a interação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectLíngua Adicional (LA)pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem da língua espanholapt_BR
dc.titleRelações interculturais como mecanismo de interação no ensino do espanhol como Língua Adicional - LApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:73 - TCC

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