Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25089
Título: Eficiência de diferentes métodos de amostragem de invertebrados aquáticos em rios intermitentes no semiárido
Autor(es): Verissimo, Maria Eduarda Santana
Palavras-chave: Invertebrados aquáticos
Grupo trófico funcional
Litter bags
Surber
Data do documento: 15-Out-2020
Resumo: As comparações entre estudos podem ser impedidas devido aos diferentes objetivos, métricas, esforços amostrais e metodologias de coleta/amostragem utilizados por cada pesquisador. Visto isso o objetivo do presente trabalho foi analisar a eficiência amostral de dois diferentes métodos de coleta de invertebrados aquáticos (surber e litter bag) em função da riqueza taxonômica e da composição dos grupos tróficos funcionais. As nossas hipóteses foram: (i) o surber apresentará uma maior riqueza taxonômica; (ii) o grupo trófico funcional coletor-catador será mais frequente no método litter bags e o predador no método surber. O estudo foi desenvolvido nos rios Paraíba, Boa Vista e Taperoá entre os meses de abril e julho de 2019, período chuvoso da região. As coletas foram realizadas em12 pontos em cada rio. Em cada ponto uma amostra composta de surber (área de 900 cm², malha de 250 μm) foi coletada e três litter bags (área de 225 cm², malha de 10mm) foram fixados na região central do ponto. Nos litter bags foram incubadas folhas senescentes (2.5 ± 0.01 g) de Aspidosperma pyrifolium Mart.. Após a coleta as amostras foram armazenadas em sacos plásticos e apenas as amostras do Surber foram fixadas ainda em campo com álcool 70%. O material foi levado para o laboratório, lavado sobre uma peneira de 250 μm de abertura, armazenado em potes com álcool 70%. A triagem dos invertebrados foi realizada com o auxílio de uma lupa para as amostras do litter bags e caixa de luz para as amostras do surber, e a identificação seguiu até o menor nível taxonômico possível (frequentemente família). Foram encontrados 2.075 indivíduos em 41 taxa nos litter bags e 14.970 indivíduos em 54 taxa no surber. Ceratopogonidae e Labrundinia apresentam a maior contribuição na dissimilaridade entre os métodos litter bags e surber. Já para a composição dos grupos tróficos funcionais houve uma pequena variação, o litter bags apresentou maior frequência de coletor-catador (51%) e predador (40%), e o surber apresentou uma maior frequência de predador (50%) e coletor catador (26%), confirmando nossa hipótese inicial. Observamos que o método surber é mais eficiente para mensurar a fauna de invertebrados de rios, visto que apresentou maiores valores de abundância e riqueza. Também verificamos que ambos os métodos são eficientes para a mensuração de grupos tróficos funcionais em rios, visto que ambos apresentaram porcentagens de grupos tróficos funcionais bem similares. Porém, Vale salientar que a eficiência de cada método dependerá do objetivo de estudo do pesquisador, com isso escolhendo o método que melhor responde aos seus objetivos.
Descrição: VERISSIMO, Maria Eduarda Santana. Eficiência de diferentes métodos de amostragem de invertebrados aquáticos em rios intermitentes no semiárido. 2020. 26 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25089
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Maria Eduarda Santana Verissimo.pdfPDF-Maria Eduarda Santana Verissimo1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito841.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.