Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25097
Título: A condição feminina em "A imitação da rosa", de Clarice Lispector
Autor(es): Serafim, Maria Valdelânia da Silva
Palavras-chave: Clarice Lispector
Condição feminina
Imitação da Rosa
Submissão
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal analisar a condição feminina representada através do conto A Imitação da rosa de Clarice Lispector, o qual foi publicado originalmente na coletânea Laços de família (LISPECTOR, 2009) nos anos 60. O conto, que narra o cotidiano de Laura, uma mulher casada que busca manter incessantemente o equilíbrio do seus dias, nos apresenta o contraponto entre a experiência feminina submissa e anulada frente à existência de Carlota, mulher que é também casada e submissa, mas mantém um comportamento mais altivo e decidido. Para a construção do estudo, buscamos aporte em Gotlib, Bosi, Martins e outros. Sendo assim, constitui-se como uma pesquisa bibliográfica, de análise literária, que se baseia na interpretação qualitativa do texto literário. A pergunta que norteia a pesquisa é: como é representada a mulher brasileira na contística de Clarice Lispector tomando como objeto central o conto “A imitação da rosa”? Diante disso, podemos considerar que Laura é a representação de diversos estereótipos de mulher casada, especialmente pela submissão, silêncio e pela própria anulação do desejo, identidade e também perspectiva de vida. É, portanto, representada vivendo a mesmice do cotidiano, enfrentando o medo de que haja em seu dia reviravoltas ou súbitos retornos ao passado.
Descrição: SERAFIM, M. V. da S. A condição feminina em "A imitação da rosa", de Clarice Lispector. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25097
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdf123.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Maria Valdelânea da Silva Serafim.pdf367.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.