Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2511
Título: Os efeitos de sentidos nas leituras em torno da peça "Simplesmente eu" , de Beth Goulart: sob a contribuição da análise de discurso
Autor(es): Santos, Juliana Batista dos
Palavras-chave: Análise do discurso
Sujeito discursivo
Posição-sujeito
Prática da leitura
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Esta monografia traz para a discussão questões voltada para a prática da leitura, evidenciando a relação entre sujeito, texto e sentido, considerando outros modos de ler o texto, a partir da contribuição da teoria da Análise de Discurso (AD) francesa. Para tanto, o corpus selecionado é constituído de três artigos de opinião em torno de uma peça de teatro “Simplesmente eu, Clarice Lispector”, encenada por Beth Goulart. Assim, buscamos identificar os movimentos do sujeito discursivo e a posição-sujeito que assume por se inserir em uma formação discursiva: o discurso que o enunciador constrói para valorizar a arte; o olhar do enunciador em relação à escritora Clarice Lispector; a relação entre a escritora e a atriz no palco. Portanto, a materialidade discursiva se constitui sob o olhar de cada sujeito a partir da simbiose – a poeta e a atriz – evidenciando cada dizer situado através das relações sociodiscursivas.
Descrição: Santos, J. B. dos. Os efeitos de sentidos nas leituras em torno da peça ”Simplesmente eu” , de Beth Goulart: sob a contribuição da análise de discurso. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2511
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Batista dos Santos.pdfJuliana Batista dos Santos866.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.