Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25118
Título: A importância da literatura infantil para a formação de futuros leitores: as contribuições da BNCC
Autor(es): Silva, Jérsica Pereira da
Palavras-chave: Literatura infantil
Leitores
Formação
Educação infantil
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender a relevância da literatura infantil para a formação de futuros leitores, considerando sobretudo a educação infantil enquanto base, que tem como eixos estruturantes as interações e a brincadeira. Procura-se entender as concepções de literatura infantil e seu histórico; descrever conceitos e definições para a leitura de literatura, além de analisar os objetivos propostos pela BNCC para Educação Infantil relacionados ao processo de desenvolvimento da leitura e do contato com a literatura. A leitura é um dos primeiros passos para o avanço na vida escolar, mas de fato vale questionar: quando é que, de fato, começamos a ler? Responder essa questão depende muito daquilo que entendemos por leitura e o ato de ler. Os documentos nacionais orientam que é somente a partir do 1o ano do Ensino Fundamental I que iniciamos o processo de alfabetização – leitura da palavra, entretanto compreendemos que desde a Educação Infantil a criança já deve ter esse contato com o mundo letrado, de uma forma diferente. A literatura infantil surge, então, como uma forma de educar, ensinar algo, transformando as obras infantis, refletindo nelas os costumes sociais esperados pela época. A Base Nacional Comum Curricular surge para ressaltar ainda mais a importância da Educação Infantil e reforçar seus objetivos, enfatizando sua importância para a formação de leitores. Este trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca da temática proposta, para tanto, nos pautaremos em autores e documentos educacionais como: Mugge e Saraiva (2006), Cademartori (2006), Richter (2000) Martins (2003), Freire (1998), Broering (2008), LDB (1996) (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), BNCC (2017) (Base Nacional Comum Curricular), Rangel (2007), dentre outros.
Descrição: SILVA, J. P. da. A importância da literatura infantil para a formação de futuros leitores: As contribuições da BNCC. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25118
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jérsica Pereira da SilvaPDF - Jérsica Pereira da Silva748.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito496.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.