Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25121
Título: Fibroma de grande proporção em mucosa jugal tratado cirurgicamente com laser diodo de alta potência: relato de caso
Autor(es): Nascimento, Adson Albuquerque Silva do
Palavras-chave: Patologia oral
Tratamento
Cirurgia
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: Introdução: Os fibromas estão entre as lesões mais comuns da cavidade oral. Essa lesão é definida como uma hiperplasia reativa de tecidos em resposta a um trauma local. Geralmente atinge indivíduos adultos, de ambos os sexos, tendo predileção pelo sexo feminino. Ocorre em lugares distintos da boca, sendo o local mais comum a mucosa jugal na altura da linha de oclusão. O tratamento consiste na remoção cirúrgica e remoção do fator etiológico. O uso de lasers como método cirúrgico têm mostrado vantagens em relação às técnicas cirúrgicas convencionais por promoverem um maior conforto ao paciente, como mínimo sangramento, redução de dor e inflamação pós-operatória e dispensa de suturas. Objetivo: Relatar um caso clínico de tratamento de um fibroma de grandes proporções com laser de diodo de alta potência. Relato de caso: Paciente, feminina, 78 anos, leucoderma, com queixa de uma massa que havia crescido na bochecha há alguns meses. No exame físico intraoral foi observado um nódulo de base pediculada em mucosa jugal esquerda, de consistência amolecida, coloração semelhante à mucosa, indolor, medindo 2 cm de diâmetro. Após o diagnóstico clínico de hiperplasia fibrosa focal, optou-se pela biópsia excisional, que, posteriormente, ao ser analisada histologicamente, confirmou a hipótese de fibroma. A cirurgia de remoção da lesão foi bem-sucedida e ocorreu sem intercorrências. Nas consultas pós-operatórias não foram observadas nenhuma evidência de recidiva da lesão. Conclusão: O tratamento de fibroma com laser de diodo é uma alternativa eficaz, simples, segura e proporciona maior conforto intra e pós-operatório ao paciente em comparação às técnicas cirúrgicas convencionais.
Descrição: NASCIMENTO, Adson Albuquerque Silva do. Fibroma de grande proporção em mucosa jugal tratado cirurgicamente com laser diodo de alta potência: relato de caso. 2021. 23 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25121
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adson Albuquerque Silva do Nascimento.pdfPDF - Adson Albuquerque Silva do Nascimento2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito TCC - ADSON.pdfTermo de Depósito TCC - ADSON118.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.