Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25131
Título: Atividade antimicrobiana do limoneno: estudo bibliométrico
Autor(es): Cardoso, Maria Novélia Amaral
Palavras-chave: Limoneno
Odontologia
Atividade antimicrobiana
Fitoterapia
Data do documento: 12-Mai-2021
Resumo: O Limoneno é um composto químico presente em mais de 300 espécies diferentes de plantas. Trata-se do principal componente dos óleos essenciais cítricos, podendo alcançar uma concentração de até 98%. Popularmente conhecido pelos seus potenciais efeitos terapêuticos para o organismo, destacando-se entre esses a sua ampla atividade antimicrobiana contra vários tipos de patógenos. Portanto, o objetivo desse estudo foi abordar as propriedades antimicrobianas do Limoneno e observar o seu mecanismo de ação frente aos microrganismos de interesse na odontologia, a partir de um estudo bibliométrico. Foram analisadas as bases de dados: PubMed, Google Scholar, SciELO e Science Direct, das quais foram selecionados oito artigos publicados entre 2010-2020. A maioria dos testes realizados nos estudos apresentaram resultados que indicam potencial atividade antimicrobiana do limoneno, onde apresentou valores baixos de concentração inibitória mínima e/ou concentração fungicida mínima para esses microrganismos, e o seu efeito provavelmente está relacionado à sua propriedade lipofílica que facilita a sua ação na membrana celular causando alterações e consequentemente a lise celular. Além disso, forneceram dados e perspectivas importantes quanto a indicação e utilização clínica, bem como modalidades terapêuticas inovadoras para doenças que acometem a cavidade oral, como a cárie, a doença periodontal e a candidose oral.
Descrição: CARDOSO, Maria Novelia Amaral. Atividade antimicrobiana do limoneno: estudo bibliométrico. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25131
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Novélia Amaral CardosoPDF - Maria Novélia Amaral Cardoso359.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito64.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.