Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25134
Título: O desenvolvimento da interprofissionalidade e compartilhamento das práticas colaborativas da Educação Física no PET-SAÚDE/ EIP/ UEPB: um relato de experiência
Autor(es): Marques, Douglas Guttierre
Palavras-chave: Educação Física
Interprofissionalidade
Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo relatar a experiência vivenciada, oportunizada pelo Projeto de Extensão da UEPB, o primeiro Pet-Saúde/ Interprofissionalidade, que se passou na Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Aurélio de Oliveira Ventura, localizada no município de Campina Grande – PB. A inclusão da educação física no âmbito da interprofissionalidade foi indispensável para a proposta do projeto, pois através da educação física foi possível promover saúde e qualidade de vida aos usuários, que ali esperavam atendimento na sala de espera da unidade. Alunos de diversos cursos da área da saúde e serviço social se juntaram com os profissionais que compõem a unidade, com o objetivo de fortalecer e ampliar as competências colaborativas naquele núcleo. Foram realizadas diversas mobilizações e atividades na comunidade local, trazendo melhorias no prédio como o projeto de ambiência, palestras abordando assuntos pertinentes ligados à saúde da população, reuniões com o grupo de idosos, formação com todos os envolvidos no projeto incluindo tutores e preceptores distribuídos em cinco distritos da cidade para capacitação e um alinhamento teórico e metodológico. Na unidade participaram também das atividades jovens e adultos, fazendo com que cada um pudesse refletir ao adquirir tais conhecimentos ao ponto em que pudessem estar habilitados a praticar atividade física atrelada a saúde. O estágio é uma experiência de aprimoramento pessoal e profissional para os graduandos, onde, por meio do contato direto com a realidade da população e em meio ao caos que vivemos com a saúde em todo país, essas vivências interprofissionais e colaborativas das atividades na UBS, torna-se para nós as primeiras experiências, as quais serão necessárias para o nosso crescimento profissional. Utilizamos uma metodologia de caráter qualitativa e reflexiva, realizando atividades práticas na sala de espera durante o primeiro ano de projeto, passando a atribuir atividades remotas a partir do segundo ano, com a chegada da pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2, foi importante o uso da tic abordando assuntos trazidos pela plataforma do avasus, lives, reuniões virtuais e leituras de textos. Conclui-se que o estágio no período de dois anos no pet foi um grande desafio a ser cumprido pela importância e complexidade de se trabalhar em conjunto com outras profissões e um público diferente das salas de aula e academias de musculação. Porém, com dedicação e vontade de fazer a diferença, conseguimos realizar nosso objetivo dentro da comunidade do bairro do Cinza de forma colaborativa e proveitosa, desmitificando os conceitos de que Educação física só é praticada quando somos crianças dentro da escola.
Descrição: MARQUES, Douglas Guttierre. O desenvolvimento da interprofissionalidade e compartilhamento das práticas colaborativas da Educação Física no PET-SAÚDE/ EIP/ UEPB: um relato de experiência. 2021. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25134
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas Guttierre MarquesPDF - Douglas Guttierre Marques1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito685.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.